Grupos de estudo da FAJ proporciona palestras complementares à grade curricular

Grupos de estudo da FAJ proporciona palestras complementares à grade curricular

Durante o mês de setembro e outubro, diversos grupos de estudos voltados aos alunos do curso de Medicina Veterinária realizaram palestras que visam complementar a grade curricular com mais conhecimentos sobre áreas e assuntos específicos.

As palestras aconteceram entre os dia 27 de setembro e 8 de outubro, no Hospital Escola-Veterinário da FAJ. O Grupo de Estudo de Pequenos Animais – GEPA, se reuniu para abordarem o tema Princípio e Indicações do Ecocardiograma, com a MSc. Ariane Marques Mazini. A especialista em cardiologia animal abordou temas que mostram ser essenciais para um aprendizado completo. Segundo Adriano Dall Olio, responsável pelo grupo, profissionais que atuam em áreas mais distintas são cada vez mais exigidos pelo mercado de trabalho, e com essas aulas extras o aluno tem a oportunidade de complementar os tópicos ensinados em sala.

A palestra Clínica e Manejo de Coelho e Pequenos Roedores, ministrada pelo Dr. Eduardo Tancredi abordou matérias que envolvem a área odontológica de roedores, além de outros problemas que podem aparecer durante uma consulta clínica, como problemas com manejo ou alimentação e como o medico veterinário pode verificar esse diagnóstico. A aula foi organizada pelo Grupo de Estudos de Animais Silvestres – GEAS, e trouxe um acréscimo para os alunos que buscam um conhecimento mais complexo sobre animais silvestres.

O grupo também elaborou a palestra Tubarões-Martelo Brasileiros: Abordagem Funcional, com o biólogo Giovanni Ferri, no qual comenta os principais tubarões da fauna marina brasileira, apresentando os comportamentos das espécies, fisiologia e o clima ideal em que vivem.

O EQUIFAJ, grupo que aborda principalmente assuntos relacionados a equinos, apresentou a aula Princípios Básicos do Exame de Claudicação Equina, com o especialista Mauricio de Cillo Zinsly.

Apresentando o tema Ovinocultura no Brasil: Resultados na Utilização das Biotecnologias da Reprodução, o Grupo de Estudos de Reprodução Animal – GERA, demostrou aos alunos a importância da aplicação das biotécnicas de Inseminação artificial (IA) e produção de embriões in vivo e in vitro, par a atingir os objetivos do projeto de criar um banco genético. Segundo o professor responsável pelo grupo, MSc. Júlio Barboza, esse tipo de aula oferece um subsidio ao aluno para desenvolver um entendimento sobre o assunto e aplicar corretamente as técnicas ensinadas.

 

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