Gastronomia da FAJ realiza parceria com empresa produtora de frutas

Gastronomia da FAJ realiza parceria com empresa produtora de frutas

Uma visita de campo ocorrida no dia 12 de abril formalizou uma parceira inédita entre a empresa produtora de frutas L.A. Ferretti, localizada em Santo Antônio de Posse, e a Faculdade de Jaguariúna – FAJ. A empresa e a instituição de ensino superior assinaram um acordo de cooperação para levar um dos principais produtos da L.A., o abacate, para as aulas práticas do curso de Gastronomia da FAJ.

Por meio da parceria, cada aluno do terceiro semestre (último ano) terá que aplicar o conhecimento adquirido nas disciplinas para criar uma receita a partir do abacate, fruto que será fornecido pela empresa.

“Estamos honrados por dar nossa contribuição a uma área de extrema importância, que é a educação e a formação de novos profissionais. Vamos oferecer o que for necessário ao sucesso deste projeto, fortalecendo cada vez mais esta parceira”, afirmou o gerente da L.A. Ferretti, Jonas Octávio.

“Somos muito gratos à empresa, pois ela nos procurou para firmar esta parceria e se dispôs a fornecer o insumo para as elaborações. É um desafio e uma grande oportunidade para os alunos, que terão de usar a criatividade e seus conhecimentos para construir as receitas utilizando o abacate”, comentou a professora Rita Galo, coordenadora do curso de Gastronomia da FAJ.

A proposta resulta na elaboração de uma “Cozinha de Criação”, trabalho que os alunos do curso de Gastronomia terão que desenvolver com o uso do abacate. O desafio será construir a receita, solicitar os insumos, fazer a preparação, montar a mise en place individual e apresentar o prato a uma banca examinadora.

“Este trabalho tem o objetivo de fazer com que os alunos apliquem, na prática, todo o conhecimento adquirido nas disciplinas a partir de um ponto de partida”, explica a coordenadora.

A avaliação final dos melhores pratos será feita por uma equipe de docentes da FAJ e por representantes da empresa L.A. Ferretti e está marcada para o dia 2 de junho, quando também vai ocorrer a premiação. Um dos prêmios será a exposição da receita com fotos do prato e do autor no site da empresa ().

VISITA TÉCNICA

Durante toda a manhã do dia 12, os alunos da turma e a coordenadora, Profa. Rita, visitaram a matriz da L.A. Ferretti, em Santo Antônio de Posse, e puderam acompanhar de perto todo o processo de beneficiamento de limão – outro produto da empresa – e ver como é selecionado o abacate antes de ser acondicionado em caixas para atender às principais redes de hipermercados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O tour começou pelo setor de beneficiamento do limão tahiti. Durante uma verdadeira aula, os alunos observaram como a fruta chega dos pomares, a entrada nas máquinas, o local onde é lavada e polida e, posteriormente, classificada por tamanho e embalada para ser comercializada.

“Todo este cuidado é necessário para levarmos um produto de qualidade ao consumidor”, frisou o técnico agrícola Jonas Octávio. No setor de beneficiamento de abacate, os estudantes foram informados sobre as diferenças de embalagem e o processo manual de seleção do produto.

As variedades de abacate foram demonstradas em mini-palestra, seguida de degustação de suco de limão com couve e hortelã e guacamole, preparados com frutos de produção própria.

A visita técnica foi concluída nos pomares de abacate, momento em que os futuros gastrônomos puderam colher, no pé, a fruta. “Achei muito interessante esta parceira que nos possibilitou saber de onde vem a matéria-prima que vamos utilizar”, disse o aluno Gabriel Fortunato.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful