Gastronomia da FAJ participa de evento do Sebrae com Chef Alex Atala

Gastronomia da FAJ participa de evento do Sebrae com Chef Alex Atala
Por Bruno Felisbino
A FAJ esteve presente no evento “Receita de Sucesso”, organizado pelo escritório regional do Sebrae-SP de São João da Boa Vista, em Mogi Mirim, no dia 4 de junho. A coordenadora do curso de Gastronomia, Profa. Rita Galo, foi ao evento acompanhada de dois alunos, que puderam conhecer os chefs Alex Atala e Jefferson Rueda, símbolos nacionais da alta gastronomia, e aprender um pouco mais sobre a gestão de restaurantes, as diversidades da culinária paulista e o resgate dos produtos regionais.

O evento contou com a participação de mais de 280 empresários de toda cadeia produtiva da Alimentação Fora do Lar. A programação também incluiu palestras abordando a sustentabilidade dos negócios e o mercado das cervejas artesanais.

“Foi um dia fantástico. As oportunidades geradas, os conhecimentos adquiridos, as trocas e as possíveis parcerias só enriquecem a qualidade do nosso curso”, destacou a Profa. Rita.

Em sua palestra, Alex Atala falou sobre alta gastronomia e o trabalho no D.O.M, seu restaurante, eleito o 6º melhor do munto pela renomada revista Restaurant. Ele é pioneiro em resgatar produtos regionais e valorizar a gastronomia nacional.

“É possível criar um benefício cultural para uma região olhando para o que se tem ao redor. Respeitar as nossas raízes é fundamental, mas não podemos nos fechar às inovações. O difícil não é fazer o que ninguém faz. O difícil é fazer bem feito o que todo mundo faz”, disse.

Para o chef Jefferson Rueda, proprietário do Attimo e Bar da Dona Onça, a cozinha nacional deve ser valorizada. “Restaurantes, bares, padarias, todas as empresas do ramo devem olhar primeiro para o próprio quintal e ver o que pode ser produzido a partir do que já se sabe fazer. É uma tendência no mundo todo a cozinha de memória afetiva, que vai remeter o cliente aos pratos mais saborosos que já experimentou desde a sua infância”, ressaltou.

Atala enfatizou, também, a diferença entre empreender e cozinhar. “Empreender não é cozinhar. O fato de você ser um bom cozinheiro não garante sucesso. Um chef é um líder. É preciso aprender a administrar com a cabeça e não com o coração”, declara.

Segundo o gerente regional do Sebrae SP, Carlos Eduardo Brandino, o evento superou todas as expectativas. “Conseguimos reunir em um único evento empresários do segmento gastronômico de todo o Estado. Além de gerar valor para a região, incentiva e fortalece toda a cadeia de micro e pequenos empreendedores da Baixa Mogiana”.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful