Formação superior garante maiores oportunidades no mercado de trabalho

Formação superior garante maiores oportunidades no mercado de trabalho

Índices apontam que há um aumento médio de 14% no nível salarial do trabalhador para cada ano investido em escolaridade. Portanto, quem possui formação (graduação, extensão, pós-graduação) recebe em média um aumento de 40% no salário. Outro dado importante é que tem crescido o número de vagas que exigem uma maior qualificação do profissional. Sendo assim, quem teve a oportunidade de sentar na cadeira de uma escola de ensino superior aumentou também sua chance de conquistar uma vaga ou, até mesmo, já está atuando no mercado de trabalho.

“A faculdade, sem dúvida, é extremamente essencial, porque a formação nos possibilita vivenciar a teoria e, depois, conciliar com a prática”, defende João Volpato, 35 anos, diretor geral (América Latina) da Advanced Insulation Systems do Brasil (AIS), empresa de origem inglesa, instalada em Jaguariúna desde 2013, especializada em isolamento térmico submarino e proteção passiva antichamas em equipamentos topside e que fornece flutuadores para tubulação. “Certamente não estaria aqui se não tivesse um curso superior”, reconhece Volpato, formado em engenharia de produção pela Faculdade de Jaguariúna (FAJ).

Volpato ainda menciona que faz parte da cultura da AIS incentivar a formação dos seus colaboradores, tanto que os seis funcionários da unidade de Jaguariúna têm curso superior. “A AIS é formada de mini empreendedores, pois cada um responde por seu setor e tem autonomia para decisões. Estamos aqui em Jaguariúna não mais que 3 anos, conseguimos todas as licenças dos órgãos competentes e conquistamos os ISO 9000, 14000 e 18000”, cita. “Todos aqui que tiverem interesse em prosseguir nos estudos têm o apoio da organização. A minha pós-graduação e a da Thays van Ham, administradora da empresa, foram pagas 100% pela AIS”, releva. Thays tem 29 anos, é formada em gestão comercial pela FAJ e foi, juntamente com Volpato, uma das primeiras funcionárias da multinacional no Brasil. “Quando começamos aqui em 2013 havia só um barracão aberto. Montamos toda a estrutura. Antes de abrir aqui em Jaguariúna, a AIS tinha somente um escritório em São Paulo. E temos tido bastante sorte por trabalhar com produtos e pessoas com diferenciais. Em 2016, mesmo com a crise, crescemos 10%”, informa o diretor geral.

Recém-contrata da AIS, Daniela Zanolo, 36 anos, que se formou em engenharia ambiental em 2015 pela Faculdade de Jaguariúna (FAJ) e está concluindo o curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, já vislumbra uma nova fase de crescimento dentro da corporação.

Entre os que conseguiram integrar a equipe da AIS por ter cursado o ensino superior está a gerente industrial  Paula Rossetti, 35 anos. Ela conta que mesmo sendo formada em administração de empresas e tendo MBA em gestão, tinha o sonho de atuar como engenheira, objetivo que alcançou depois de cursar Engenharia de Produção na Faculdade de Jaguariúna (FAJ). “A formação em engenharia foi o que me alavancou na área, pois gosto muito do que faço. A faculdade nos dá uma boa base teórica e a engenharia de produção dá noção de várias áreas”, comenta.

 

PROGRAMA DE INCENTIVO

Como as empresas buscam profissionais cada vez mais preparados e com formação, a proximidade com os estudantes universitários pode facilitar na tomada de decisão no momento da contratação. Seguindo essa tendência, a Faculdade de Jaguariúna (FAJ) oferece o NUCA (Núcleo de Carreira), que é um Portal Informatizado com o objetivo de ampliar e otimizar as oportunidades aos discentes no mercado de trabalho, unindo esforços para que alunos e empresas se encontrem efetivamente. A ferramenta funciona como um espaço para as empresas disponibilizarem gratuitamente as vagas disponíveis, as quais os alunos têm acesso. “O NUCA tem a função de buscar oportunidades de emprego aos nossos alunos”, reforça a gestora do programa, Elaine Riguette.

Outro programa que propicia a aproximação com o meio corporativo é Convênio-Empresa, um benefício para alunos que estudam e trabalham. “Por isso, a FAJ tem parcerias firmadas com diversas empresas, organizações ou órgãos públicos que possibilitam beneficiar seus colaboradores e dependentes diretos (cônjuge e filhos) com descontos especiais de até 25% na mensalidade”, explica Elaine Riguette, responsável pelo setor de Convênio-Empresa da FAJ.

 

Outra possibilidade apontada é a promoção de palestras de profissionais aos alunos da FAJ. “Queremos mostrar aos nossos alunos exemplos de profissionais como os da Advanced Insulation Systems que cursaram FAJ e que hoje estão atuando no mercado e conquistando cada vez mais espaço”, observa Elaine. “Nosso desejo é nos aproximarmos ainda mais da FAJ, dar suporte em palestras e fazer parcerias de estágios”, endossa João Volpato.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful