Feira de Negócios Proinp apresenta a essência do conhecimento transformado em prática

Feira de Negócios Proinp apresenta a essência do conhecimento transformado em prática

A Feira de Negócios do Programa de Integração Profissional (Proinp) colocou à prova toda a criatividade e o espírito empreendedor dos alunos de Gestão Comercial / Marketing e Logística da FAJ. Realizada no Campus II, na noite desta segunda-feira (24), a Feira foi aberta ao público e a toda comunidade acadêmica com a apresentação de 14 projetos de conclusão de curso, que elaboraram um novo produto ou serviço para ser inserido no mercado ou aprimoraram produtos e serviços já existentes a partir de conceitos de marketing, logística, contabilidade, plano de negócios, entre outros.

Os estudantes deixaram fluir as ideias e criaram ou aprimoraram soluções bastante interessantes em variados nichos de mercado. Um exemplo: quem nunca perdeu um tempão rodando dentro de um estacionamento para buscar vaga? Pois a “Stop Ballon”, “empresa” criada por 7 alunos do curso Gestão Comercial, buscou uma solução criativa e de baixo custo para esse problema, através de um balão que sinaliza quando a vaga está disponível no estacionamento. Assim, quando o espaço está vazio, um balão amarrado ao chão indica o lugar para os motoristas e, quando um carro estaciona, o veículo empurra o balão para baixo e, automaticamente, tira a sinalização de “vaga livre” da visão dos outros.

“O motorista vai rodar menos no estacionamento, irá economizar tempo e ter menos gasto de combustível, colaborando e atendendo aos princípios da sustentabilidade. É uma ideia simples, de baixo custo, mas bastante útil e prática”, explica o formando Rodrigo.

A Feira de Negócios apresentou ideias que propõem soluções para facilitar a vida dos consumidores em áreas bastante distintas. Seja no setor de saúde e bem-estar, sustentabilidade, gastronomia, automação ou em comodidades para a vida moderna, como o aplicativo “Easybeer”, um localizador de cervejas que busca os menores preços do produto de acordo com a proximidade do estabelecimento em relação ao consumidor. A ideia foi desenvolvida por um grupo de 9 alunos do curso de Gestão Comercial, que escolheram o tema do projeto por estarem de olho no público jovem, disposto a apreciar a bebida com economia.

Já na área de saúde, o projeto “Welfare”, dos alunos Maicon, Gustavo, Pedro e Matheus, do curso x, propõe uma “academia” integrada que irá oferecer o acompanhamento físico, alimentar e psicológico de seus frequentadores, de forma a proporcionar a motivação e orientação adequadas para a conquista do bem-estar físico e emocional.

DNA FAJ

Uma das marcas da Feira Proinp é a interdisciplinaridade e o envolvimento de todos os estudantes dos cursos nas diferentes etapas de organização do evento. Os alunos da disciplina Marketing Cultural, Esportivo e de Eventos, encarregados de preparar a estrutura, layout, divulgação, decoração e sonorização, tiveram uma missão desafiadora este ano, que foi organizar a Feira pela primeira vez no Campus II, num espaço maior e mais populoso que evidencia o sinal do crescimento da exposição.

O desenvolvimento de todas essas ideias, transformando o conhecimento das teorias transmitidas em sala de aula em ações concretas, traduz o “DNA” do que é ser FAJ, conforme explica a coordenadora dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão Comercial e Logística, Profª Ana Claudia de Almeida, que enxerga uma nítida evolução na execução dos projetos a cada ano.

“Com o desenvolvimento da Feira, os alunos têm uma visão que é basicamente a essência do curso, tendo a gestão como base, trabalhando os conceitos de empreendedorismo e prática. Trata-se da teoria que eles recebem em sala de aula sendo aplicada na prática. Com a qualidade dos projetos apresentados, eles mostram que estão aptos a ganhar o mercado de trabalho tranquilamente”, afirma, atribuindo boa parte do sucesso da Feira à qualidade da orientação e supervisão do Prof. Euclides Germiniani Neto, que acompanhou a execução das ideias de todos os grupos.

 

Erro na Galeria:
Nenhuma Galeria com ID 18 foi encontrada ou você ainda não criou álbuns para ela .

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful