Feira de Negócios estimula o empreendedorismo nos alunos de Administração

Feira de Negócios estimula o empreendedorismo nos alunos de Administração
Por Bruno Felisbino
Vinte diferentes ideias de novos empreendimentos, produtos e serviços foram demonstradas pelos alunos do 6º semestre do curso de Administração nesta quarta-feira, 30, no Campus I. A Feira de Negócios 2013 reuniu, no Campus I, os trabalhos dos estudantes do curso resultantes do esforço em criar ou aprimorar um novo negócio para o mercado.

Foram apresentadas ideias nos mais diversos segmentos, com destaque para iniciativas voltadas à sustentabilidade. A empresa “Rain Energy Pro” idealizou um sistema que propõe aproveitar a água da chuva para a geração de energia elétrica em residências e empresas.

Segundo os integrantes do grupo criador, o conceito da empresa é baseado na união entre tecnologia e sustentabilidade. “A água da chuva cai na telha e corre pela calha, onde há um pequeno gerador de energia cinética, que será alimentado com a água e irá gerar energia. São princípios básicos, porém ainda pouco utilizados”, explica o aluno Guilherme Rodrigues dos Santos Alves, um dos “sócios” da empresa ao lado de Pedro Mariosa, Cléber Pinheiros, Mayara Antunes, Marina Cortesini e Amanda Brisola.

Mais do que a perfeição técnica dos projetos, o objetivo da Feira é levar os alunos a colocar em prática todos os conceitos aprendidos nas disciplinas do curso, desenvolvendo seu apetite para o empreendedorismo. “Eles usam conceitos de marketing, custos operacionais, formação de preços, processos, dentro da ideia dos ‘4Ps’ – Produto, Preço, Promoção e Praça”, comenta o coordenador do curso de Administração, Prof. Alexandre José Franco de Campos.

Alguns grupos optaram por utilizar um plano de negócio diverso para produtos e serviços já existentes no mercado. Os alunos Alexsandro e Flávia Ferri desenvolveram o cartão “Transfácil”, que é um cartão de crédito utilizado no transporte público. Com ele, o usuário não precisa utilizar dinheiro no pagamento das tarifas e recebe a fatura no final do mês para efetuar o pagamento. É um sistema semelhante ao do “Sem Parar” usado nos pedágios, com três diferentes modelos: o comum para todo tipo de usuário, o cartão vale-transporte para as empresas fornecerem aos funcionários e o cartão para estudantes com direito a meia tarifa.

“A intenção é incentivar as pessoas a utilizar o transporte público, diminuindo o trânsito nas cidades e oferecendo maior flexibilidade para o pagamento das faturas. Uma menor circulação de dinheiro dentro dos ônibus e demais meios de transporte também ajuda na questão da segurança”, explica a aluna Flávia Ferri.

Durante todo o desenvolvimento dos trabalhos os alunos foram auxiliados pelos professores Alberto Carlos Paschoaletto, Romilson Cesar de Lima e demais membros do corpo docente do curso, sob a coordenação do Prof. Alexandre Campos.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful