Farmácia tem aula prática sobre fermentação com experimento em laboratório

Farmácia tem aula prática sobre fermentação com experimento em laboratório
Por Bruno Felisbino
A disciplina de Bioquímica Celular, do 3º semestre do curso de Farmácia, com a supervisão do professor André Renno, realizou uma aula prática no laboratório, no último dia 22, com o objetivo de avaliar o processo de fermentação.

A fermentação é um processo anaeróbio (sem a utilização de moléculas de oxigênio) para a síntese de moléculas de ATP (moléculas de energia) através do consumo de glicose. O processo anaeróbio pode ser realizado por organismos pluricelulares (principalmente na falta de oxigênio) e por microrganismos unicelulares, como as bactérias e fungos. Entre os produtos gerados no processo de fermentação, estão o álcool e o gás CO2.

A aula prática consistiu em diversos testes laboratoriais. Os alunos analisaram a capacidade de uma solução contendo fermento de gerar CO2 em diversas condições, como, por exemplo, na presença de glicose e em diferentes temperaturas. Os componentes foram colocados em um tubo de ensaio, com uma bexiga posicionada na boca do recipiente. O experimento demonstrou que, para ocorrer o processo de fermentação, teria de haver liberação de CO2, enchendo a bexiga.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful