Familiares de alunos realizam palestra para demonstrar a nutrição da família em gerações

Familiares de alunos realizam palestra para demonstrar a nutrição da família em gerações

Abordando o tema “Gosto é Cultura”, estudantes do 2º semestre do curso de Nutrição acompanharam o depoimento das avós de dois alunos do curso, sobre a influência da alimentação. A aula aconteceu no dia 11 de outubro, sob a disciplina Antropologia da Nutrição, em que os alunos puderam conhecer mais sobre o valor dos alimentos no decorrer da vida e como o fator cultural é envolvido na saúde.

As convidadas, Dona Neuza de Lourdes Juliano Pissato, avó da aluna Marcella Pissato Ferreira e Maria Aparecida Aliende Ferrari, avó do estudante Marcelo Ferrari de Carvalho, relataram a construção alimentar de suas famílias com o objetivo de repassar o conceito de cultura e alimentação, dando características as escolhas do cardápio na atualidade, o que mostra ser um fator essencial na formação do nutricionista. “Ouvir o relato alimentar, faz parte de uma história pessoal, e deverá ser compreendida pelo futuro profissional”, conta a coordenadora do curso, Jacqueline Magno.

“A comida não é boa ou ruim em si só: alguém nos ensinou a reconhecê-la como tal. É uma experiência cultural que nos é transmitida desde o nascimento, juntamente com outras variáveis que contribuem para definirmos os nossos “valores” alimentares e sociais”, completa a docente.

Dona Neuza relatou aos participantes sua origem italiana e como em toda sua vida viveu com pratos de massas elaboradas em família, doces e sabores de infância, ou a forma como o vinho consumido ajudou na saúde de sua família. A alimentação rica em frutas e verduras, naturais e frescas, completavam o cardápio familiar e que tais hábitos contribuíram para que todos da família adquirissem escolhas saudáveis na alimentação atual.

Dona Maria Aparecida completou a aula falando sobre sua origem espanhola, o prazer por uma alimentação completa e saudável e a lembrança do sabor da fruta jambo de sua infância. Por trabalhar muito tempo no ramo de eventos, ela apresentou aos alunos fotografias da época em que trabalhava na área, demonstrando suas habilidades na escultura de alimentos.

“Os alunos ficaram encantados com ambos os relatos e convidaram as avós para retornarem num próximo momento, tendo com eles uma aula prática no laboratório de alimentos, ondem pudessem aprender com elas, uma preparação culinária”, felicita a professora Jacqueline. Ao final, elas aceitaram o convite e elaborarão uma aula com ensinamentos de preparação de esfirras e decoração em alimentos, contando com a colaboração dos alunos.

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful