FAJ terá centro de pesquisa de produção animal a partir de 2015

FAJ terá centro de pesquisa de produção animal a partir de 2015

Um amplo projeto desenvolvido a partir de diversas tecnologias ligadas à reprodução animal, desenvolvimento de produtos e incrementos na área de nutrição será implantando a partir de 2015 em Jaguariúna. Um Centro de Pesquisa de padrão internacional está sendo criado pela Faculdade de Jaguariúna (FAJ) em uma área de 11 alqueires no bairro Tanquinho Velho, o mesmo onde está localizado o Campus II e o Hospital-Escola Veterinário (HEV).

O local abrigará pesquisas com suínos, aves, bovinos, além da extração de leite por sistema de automação em parceria com a empresa DeLaval, multinacional fabricante de soluções para fazendas de leite sediada em Jaguariúna e que atua em mais de 100 países. Segundo a instituição, algumas parcerias internacionais já estão sendo concretizadas visando a pesquisa e descoberta de novas técnicas para o incremento da produção animal em diversos segmentos.

“Numa segunda etapa do projeto, teremos o desenvolvimento de uma leiteria envolvendo a comunidade local de micro-produtores rurais em sistema de parceria, com orientação prática e teórica no desenvolvimento de queijos que serão utilizados em parte para aulas de gastronomia, culinária, engenharia de alimentos, entre outras”, explica o diretor da FAJ, professor Flávio Fernandes Pacetta.

“Neste Centro de Pesquisa serão instalados principalmente modelos da produção animal. Começaremos com uma leiteria, produção de leite. As instalações incluem área para granjas de suínos e de aves, criação de equinos e toda área de produção animal”, acrescenta o coordenador do curso de Medicina Veterinária da FAJ, professor Rogério Cury Pires, médico veterinário e mestre em Ciências Biomédicas. “Nosso país tem uma economia bastante voltada à produção animal, e a FAJ não pode deixa de atuar no incremento desse segmento dentro da universidade. Temos a preocupação com a formação do profissional de Medicina Veterinária para as demandas de mercado”, prossegue o coordenador.

GANHO ACADÊMICO

Segundo o diretor Flávio Pacetta, inicialmente as atividades envolverão os cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Arquitetura e Gastronomia. “Em um segundo momento, todos os cursos terão participação de forma direta ou indireta no ganho acadêmico gerado pelo projeto, uma vez que toda a logística, propaganda e veiculação legal de cooperativas de micro-produtores rurais que farão parte da iniciativa envolvendo a comunidade vão gerar infinitas possibilidades e necessidades de participação de todas as áreas do conhecimento. A ideia é que o caráter seja multidisciplinar, com foco voltado para a prática e a pesquisa”, explica.

A integração do Centro de Pesquisa com a rotina da instituição vai, inclusive, alterar a dinâmica do Hospital-Escola Veterinário. “O Centro de Pesquisa estará mais voltado à produção animal, mas não há pesquisa animal sem saúde animal. O HEV vai ser sempre um suporte na orientação aos responsáveis pelo Centro no que diz respeito a uma melhor qualidade sanitária para esses animais”, informa o coordenador do curso. A previsão da instituição é que o Centro de Pesquisa entre em funcionamento no primeiro trimestre de 2015.

VESTIBULAR

O Vestibular da FAJ acontece no próximo dia 19 de outubro, com vagas abertas para os 25 cursos de graduação da instituição nas áreas de Humanas, Exatas, Tecnológicas, Agrárias e Saúde. As inscrições estão abertas até o dia 17 e devem ser feitas através de preenchimento do formulário de inscrição disponível no site faj.br

INFORMAÇÕES
Vestibular FAJ 2015: dia 19/10, a partir das 9h00 Local: Campus II – Rodovia Adhemar de Barros – SP-340 / Km 127 – Pista Sul – Tanquinho Velho – Jaguariúna. Inscrições até 17/10 pelo site faj.br
Mais informações: 0800 775 5555.
Legenda: Diretor da FAJ, Flávio Pacetta, anunciou a criação do Centro de Pesquisa em coletiva de imprensa durante o FAJ Aberta

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful