FAJ se une a Projeto Lar Feliz para capacitar jovens na produção de pães

FAJ se une a Projeto Lar Feliz para capacitar jovens na produção de pães
Por Bruno Felisbino (com informações do jornal Gazeta Regional)

Em parceria com a Faculdade de Jaguariúna – FAJ, a Organização Não-Governamental (ONG) Projeto Lar Feliz, de Jaguariúna, lançou, no dia 4 de maio, o curso “Padaria e Confeitaria Mão na Massa” que será oferecido na própria sede da entidade aos adolescentes assistidos pelo projeto. Atualmente, o Lar Feliz presta acolhimento institucional a 65 crianças e adolescentes, de zero a 17 anos, afastados do convívio familiar.

A FAJ vai disponibilizar professores e estagiários do curso de Gastronomia para ministrar o curso. Além disso, alunos do curso de Psicologia, sob estágio supervisionado, vão compor a equipe terapêutica e o curso de Enfermagem participará da capacitação oferecendo conhecimentos básicos de higiene, segurança do trabalho e primeiros socorros, sob a coordenação das professoras Carla Fiori e Tatiane Vegette, que já atuam no Lar Feliz em atividades práticas frequentes com os alunos.

O curso terá uma carga total de 80 horas e dará a oportunidade para a profissionalização e abertura para outras frentes de trabalho que visam beneficiar a convivência social e familiar, o bem-estar e o conhecimento. A primeira turma contará com 25 alunos, de 12 a 18 anos, que, após concluído o curso, receberão certificado.

As aulas de panificação acontecerão às sexta-feiras e quinzenalmente aos sábados, até 22 de novembro. O professor Douglas Martins, de Gastronomia, será o responsável pela condução do curso e será acompanhado por um estagiário diferente a cada semana. A coordenadora dos cursos de Gastronomia e Turismo da FAJ, Rita Bellas, irá supervisionar as atividades e acompanhar pessoalmente as aulas aos sábados. Segundo o presidente da Ong, Paul van Opstal, além de capacitar os adolescentes para a confecção de massas, pães, bolos, doces, tortas e outras confeitarias, o projeto favorece aspectos do convívio familiar, comportamental e de disciplina. A cada 15 dias, haverá a presença de um familiar do aluno, de onde a criança foi retirada do convívio, que estará lado a lado na execução das atividades.

Incentivar o espírito empreendedor dos jovens, apontando caminhos para a inserção no mercado de trabalho e a busca pelo futuro profissional, é outra meta a ser atingida pelo curso, que trará ainda, como benefício, o autoabastecimento da entidade, com a produção diária de 150 pães que são consumidos pelas crianças, adolescentes e funcionários da casa.  “Nossa equipe de profissionais também será treinada pelo professor da FAJ e vamos passar a produzir os pães”, destaca Opstal.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful