FAJ renova parceria com Universidade de Michigan e Projeto MASSUr é estendido até 2015

FAJ renova parceria com Universidade de Michigan e Projeto MASSUr é estendido até 2015
Por Bruno Felisbino

A mobilidade é uma questão central em todas as cidades do mundo – está diretamente ligada ao acesso à cidade e aos serviços públicos, ao meio ambiente e à saúde da população. Neste sentido, organizações de várias cidades do mundo decidiram dedicar uma semana – de 16 a 22 de setembro (quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro) – para refletir, debater e promover ações para melhorar a mobilidade.

Com o objetivo de juntar forças para poder interferir em políticas públicas e chamar a atenção da sociedade civil para o tema da mobilidade urbana, em 2011 a Faculdade de Jaguariúna – FAJ iniciou uma parceria com a  Universidade de Michigan (EUA) para lançar, no Brasil, o projeto MASSUr (Mobilidade e Acessibilidade Sustentáveis em Saúde Urbana), iniciativa que é um desdobramento do programa SMART (Sustainable Mobility and Accessibility Research and Transformation) da universidade americana.  Sob a coordenação da professora e pesquisadora Ana Maria Girotti Sperandio, os representantes das cidades, alunos, colaboradores e coordenadores se reúnem semanalmente para discutir as ações em andamento.

As atividades do projeto foram estendidas até 2015 por conta da renovação da parceria com a Universidade de Michigan e o financiamento da Fundação Rockefeller para a organização do livro: “Guia básico de iniciativas para o desenvolvimento de transportes saudáveis e sustentáveis no Brasil”. Os resultados obtidos pelo grupo têm sido destacados em diversas publicações científicas.

O enfoque atual do projeto está em pesquisas de revisões bibliográficas e num levantamento sobre as formas de “ir e vir” dos estudantes da instituição. Uma pesquisa online tem o objetivo de verificar como os alunos da Faculdade vão e retornam para seus destinos (trabalho ou residência e FAJ), permitindo um reconhecimento do “mapa ir e vir” desenvolvido por este mesmo projeto.

Os alunos envolvidos no projeto realizam diferentes interlocuções com a universidade de Michigan, através de videoconferências e reuniões presenciais. No mês de julho, um encontro em São Paulo reuniu a equipe do projeto Massur e os representantes do projeto Smart. Na reunião com os professores Susan Sielinski e Augusto Mathias, do projeto Smart, e seus alunos Marcio, Rebeca e Logan,  os alunos coordenados pela Profa. Ana Maria Sperandio Alessangela Sorani, Bruna Batoni, Johnny Wallace e Patrick Pereira puderam trocar experiências e relatar os resultados alcançados até o momento.

Uma outra forma de realizar o intercâmbio de informações é através da participação em congressos e eventos nacionais e internacionais, como o III Congreso Internacional de Ciudades Creativas, realizado nos dias 28, 29 e 30 de agosto na Faculdade de Educação da UNICAMP. O trabalho “Iniciativas de Transporte Saudável no Brasil: Experiência do Projeto MASSUr, SP – Brasil”, foi apresentado em uma comunicação oral explanada pela coordenadora do curso de Educação Física da FAJ, Profa. Beatriz Passos Leme Carvalho, que representou a Profa. Ana Maria Sperandio, e contou com a participação das estagiárias Bruna Risquioto Batoni e Thays Cristina Rodrigues Dutra. Além da apresentação oral, o trabalho teve a publicação nos anais do Congresso.

*Informações: Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio, alunos Bruna Risquioto Batoni, Pedro Ribeiro, Alessangela Maria Soriani e equipe MASSUr.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful