FAJ promove qualificação profissional nas áreas de petróleo e gás natural

Por Bruno Felisbino

O primeiro leilão do pré-sal, o do Campo de Libra, realizado no dia 21, irá provocar um aumento na busca por profissionais especializados na área de óleo e gás, segundo a empresa de recrutamento Michael Page. A procura por profissionais de perfil técnico será grande e deve se estender por um longo período de tempo, prevê a empresa.

De acordo com a Petrobras, os investimentos pesados em Libra começarão em 2017 e 2018, e a produção deve começar em 2020. A presidente da empresa, Maria das Graças Foster, disse que o momento trará oportunidades para jovens e profissionais experientes, em todas as fases da cadeia – exploração, perfuração e produção.

Com esta perspectiva de alto crescimento no setor de petróleo e gás, a qualificação da mão de obra passa a ser um dos grandes gargalos para o desenvolvimento do setor na velocidade que o país necessita. A expectativa é que sejam criados mais de 200 mil empregos diretos e indiretos nos próximos cinco anos, nos níveis médio, técnico e superior.

Importante polo petroquímico do país, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) está se movimentando para não perder as inúmeras oportunidades que serão geradas no setor. A Faculdade de Jaguariúna – FAJ está entrando na cruzada pela qualificação de profissionais para atuar na cadeia de petróleo e gás do país.

Em parceria com a Petrobr, empresa especializada em treinamentos na área de energia, a Instituição traz para a região o curso de “Extensão em Petróleo e Gás Natural”, que irá preparar profissionais para o setor, hoje considerado o mais promissor e que paga os melhores salários do país. Para saber mais, os interessados devem acessar o site ou ligar: (19) 3837-8500.

CAPACITAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Outra iniciativa surgida na RMC é uma recente parceria do Sebrae-SP com a Petrobras com o objetivo de promover o acesso de micro e pequenas empresas aos novos negócios que serão gerados no setor. O “Programa da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás” vai levar um Fórum de debates a sete municípios da RMC até o final do ano: Artur Nogueira, Cosmópolis, Hortolândia, Jaguariúna, Paulínia, Sumaré e Campinas. O objetivo é preparar e capacitar as micro e pequenas empresas, dentro das normas exigidas, para fornecerem produtos e serviços neste segmento.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful