FAJ participa de Oficina de Trabalho do Conselho Municipal do Idoso de Jaguariúna para a Implantação do Selo Amigo do Idoso

FAJ participa de Oficina de Trabalho do Conselho Municipal do Idoso de Jaguariúna para a Implantação do Selo Amigo do Idoso

A Profa. Dra. Elisandra Villela Gasparetto Sé, pesquisadora na área de Gerontologia e coordenadora da Faculdade Aberta à Terceira Idade da Faculdade de Jaguariúna e do Grupo de Apoio da Associação Brasileira de Alzheimer – ABRAZ Sub-regional Jaguariúna e que também representa a Faculdade de Jaguariúna no Conselho de Municipal do Idoso de Jaguariúna participou nesta quinta-feira dia 17 de março de 2016 da Oficina de Trabalho para analisar os Programas e as Ações voltadas para os idosos no município com o objetivo de cadastrar a cidade de Jaguariúna no Selo São Paulo Amigo do Idoso.

O Programa São Paulo Amigo do Idoso foi instituído pelo governo do Estado de São Paulo em 2012 pelo Decreto nº 58.047/2012. com o objetivo de estimular os municípios e entidades públicas e da sociedade civil a implantarem ações referenciadas pelo Programa. O Selo certifica os municípios paulistas, órgãos da administração direta e indireta, entidades públicas e privadas, de acordo com boas práticas públicas voltadas às pessoas idosas. O programa propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e participação da população idosa do Estado para promover o envelhecimento ativo.

No Estado de São Paulo a transformação na estrutura etária populacional já é uma realidade. Hoje a população idosa representa 13,19% da população total (cerca de 5,6 milhões de pessoas), segundo dados de 2015 da Fundação SEADE – Fundação Sistema Estadual de Análises de Dados. O novo perfil populacional demanda ações efetivas e integradas do Estado e dos municípios, dos setores privados, associações, para garantir o envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e também uma nova postura diante do envelhecimento.

O Conselho Municipal do Idoso tem um papel importante na reivindicação dos direitos dos idosos, permitindo a este segmento populacional a expressão de seus interesses, experiências, necessidades, ideias e propostas.

A estreita relação entre as atividades desenvolvidas pela Faculdade de Jaguariúna juntamente com a Prefeitura Municipal, Secretarias e Associações contribui para o diálogo e a troca de informações e experiências em defesa da transformação do idoso em protagonista, além de proporcionar a participação democrática das ações referentes ao bem-estar dos idosos no município.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful