FAJ participa, através do projeto MASSUr, do Encontro Internacional em Michigan (EUA) sobre experiências de mobilidade e sustentabilidade

FAJ participa, através do projeto MASSUr, do Encontro Internacional em Michigan (EUA) sobre experiências de mobilidade e sustentabilidade
Por Bruno Felisbino

Desde que se uniu em uma parceria internacional com a Universidade de Michigan (EUA), a partir de maio de 2011, a FAJ vem participando de uma série de experiências em que a pesquisa acadêmica é colocada a serviço do desenvolvimento da comunidade através de soluções voltadas a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Uma nova etapa deste intercâmbio educacional acontece esta semana, quando o recém-formado aluno de Psicologia da FAJ Patrick Pereira, integrante do Projeto Mobilidade e Acessibilidade Sustentáveis em Saúde Urbana: pesquisa e transformação em transporte (MASSUR), participa de um encontro chamado “Smart Retreat”, em Michigan, nos dias 7, 8 e 9, representando o projeto brasileiro no evento.

O MASSUr é um desdobramento do Projeto SMART, que é coordenado pela Universidade de Michigan com a missão de desenvolver atividades de educação e intercâmbio global enfocando o futuro do transporte nas cidades ao redor do mundo. Foi lançado em 2011 na FAJ sob a coordenação da Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio, representando a instituição brasileira, e da Dra. Susan Zielinski, da Universidade de Michigan, com a proposta de criar alternativas sustentáveis para o transporte urbano usando como modelo três cidades que compõem a Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis – Jaguariúna, Conchal e Santa Bárbara do Oeste. A ideia do programa é colaborar para o surgimento de novas ideias de políticas públicas no campo do transporte e da mobilidade, envolvendo a instituição de ensino (FAJ), governos e comunidades locais.

O encontro em Michigan vai reunir as experiências relacionadas ao Projeto Smart no mundo todo. Patrick foi indicado pela Profa. Ana Sperandio para apresentar o projeto brasileiro e buscar novos conhecimentos a fim de aprimorar o trabalho local. A  coordenadora participará de uma conferência via Skype no sábado, em que apresentará os resultados alcançados pelo projeto até aqui.

“Será uma oportunidade maravilhosa de adquirir conhecimentos relevantes para o Projeto Massur, além de conhecer pessoas do mundo inteiro que trabalham com objetivos próximos aos nossos. A responsabilidade de representar o grupo é muito grande”, conta Patrick, que, mesmo já graduado, continua envolvido com as pesquisas do projeto. “Essa possibilidade de intercâmbio de forma presencial nos Estados Unidos irá me auxiliar muito no desenvolvimento deste início da minha carreira acadêmica”, acredita.

FRUTOS
Neste um ano e 10 meses do Projeto Massur – com a participação ativa dos coordenadores dos cursos da área da saúde da FAJ, além de alunos colaboradores e representantes da comunidade e dos governos locais – os resultados têm sido bastante satisfatórios em termos de desenvolvimento e implantação de ações sustentáveis por meio da relação ensino e pesquisa com foco na saúde urbana. A bem-sucedida experiência já foi compartilhada em congressos sobre saúde coletiva, transporte e sustentabilidade em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre além de cidades do exterior. A Profa. Ana Maria Sperandio faz o seguinte balanço:

“Durante este período, o grupo de trabalho realizou visitas às cidades para a construção do ‘Mapa Ir e Vir’, elaborou um questionário para conhecer o perfil das comunidades em relação à mobilidade e acessibilidade e realizou a aplicação dos pré-testes, com a sistematização da percepção dos moradores em relação aos meios de locomoção dentro do município. Os métodos e resultados têm sido apresentados em eventos nacionais e internacionais que tratam do tema, como na Conferência Rio+20 da ONU que participamos no ano passado”, explica.

Também como consequência direta deste trabalho, a FAJ inaugurou seu primeiro ‘Bicicletário’, com a intenção de estimular o uso das bicicletas como meio de transporte entre os universitários, funcionários e colaboradores. Ainda neste semestre haverá o lançamento para todo o Brasil do “Guia básico de iniciativas para o desenvolvimento de transportes saudáveis e sustentáveis no Brasil”. “Desta forma, estamos proporcionando aos alunos participantes um crescente aprendizado no âmbito acadêmico e atingindo nossa finalidade de construção de novas políticas públicas”, finaliza a coordenadora.

PARTICIPAÇÕES E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
O MASSUr, desde seu início, marca presença em eventos nacionais e internacionais. Também conta com a organização de palestras e projetos sociais, entre os quais podem ser citados:
– RIO+20 – “Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável” – no “Fórun Megacities em 2012.
– 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: Apresentação e publicação do trabalho intitulado “Desenvolvimento de um Projeto para Mobilidade e Acessibilidade Sustentáveis Em Saúde Urbana (Projeto MASSUr)”.
– SMART Retreat – Reunião internacional de representantes do grupo SMART e apresentação do Projeto MASSUr. Michigan – EUA.
– Organização e realização do Evento “I EDUS/FAJ” o qual busca a divulgação do Projeto MASSUr e também sensibilização da população referente às questões das práticas de mobilidade e saúde urbana sustentáveis.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful