FAJ leva resultados do Projeto MASSUr no Brasil a encontro internacional em Michigan

FAJ leva resultados do Projeto MASSUr no Brasil a encontro internacional em Michigan
Por Bruno Felisbino
Desde que se uniu em uma parceria internacional com a Universidade de Michigan (EUA), em maio de 2011, a Faculdade de Jaguariúna – FAJ vem participando de uma série de iniciativas destinadas a aplicar os resultados da pesquisa acadêmica em prol do desenvolvimento da comunidade e da qualidade de vida dos cidadãos.

Uma importante etapa deste intercâmbio educacional aconteceu na semana passada, quando o recém-formado aluno de Psicologia da FAJ Patrick Pereira, integrante do Projeto Mobilidade e Acessibilidade Sustentáveis em Saúde Urbana (MASSUR), participou de um encontro chamado “Smart Retreat”, em Michigan, onde apresentou os resultados da experiência brasileira com as iniciativas de transporte urbano sustentável.

O MASSUr é um desdobramento do Projeto SMART, que é coordenado pela Universidade de Michigan com a missão de desenvolver atividades de educação e intercâmbio global enfocando o futuro do transporte nas cidades ao redor do mundo. Foi lançado em 2011 na FAJ sob a coordenação da Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio, representando a instituição brasileira, e da Dra. Susan Zielinski, da Universidade de Michigan, com a proposta de criar alternativas sustentáveis para o transporte urbano usando como modelo três cidades que compõem a Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis – Jaguariúna, Conchal e Santa Bárbara do Oeste. A ideia do programa é colaborar para o surgimento de novas ideias de políticas públicas no campo do transporte e da mobilidade, envolvendo a instituição de ensino (FAJ), governos e comunidades locais.

O encontro em Michigan reuniu as experiências relacionadas ao Projeto Smart no mundo todo. Durante três dias Patrick trocou informações com autoridades no tema da mobilidade urbana sustentável, visitou institutos e projetos de acessibilidade na cidade norte-americana. Ele foi encarregado de gerenciar um grupo virtual sobre o projeto MASSUr no Brasil com a publicação de notícias e informações sobre os trabalhos do grupo e a tradução para o inglês, permitindo a consulta de grupos do projeto Smart ao redor do mundo.

“Foi uma oportunidade maravilhosa de adquirir conhecimentos relevantes para o Projeto Massur, além de conhecer pessoas do mundo inteiro que trabalham com objetivos próximos aos nossos. É uma grande responsabilidade representar o grupo do nosso país”, conta Patrick, que, mesmo já graduado, continua envolvido com as pesquisas do projeto.

FRUTOS
Neste um ano e 10 meses do Projeto Massur – com a participação ativa dos coordenadores dos cursos da área da saúde da FAJ, além de alunos colaboradores e representantes da comunidade e dos governos locais – os resultados têm sido bastante satisfatórios em termos de desenvolvimento e implantação de ações sustentáveis por meio da relação ensino e pesquisa com foco na saúde urbana. A bem-sucedida experiência já foi compartilhada em congressos sobre saúde coletiva, transporte e sustentabilidade em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre além de cidades do exterior. A Profa. Ana Maria Sperandio faz o seguinte balanço:

“Durante este período, o grupo de trabalho realizou visitas às cidades para a construção do ‘Mapa Ir e Vir’, elaborou um questionário para conhecer o perfil das comunidades em relação à mobilidade e acessibilidade e realizou a aplicação dos pré-testes, com a sistematização da percepção dos moradores em relação aos meios de locomoção dentro do município. Os métodos e resultados têm sido apresentados em eventos nacionais e internacionais que tratam do tema, como na Conferência Rio+20 da ONU que participamos no ano passado”, explica.

Também como consequência direta deste trabalho, a FAJ inaugurou seu primeiro ‘Bicicletário’, com a intenção de estimular o uso das bicicletas como meio de transporte entre os universitários, funcionários e colaboradores. Ainda neste semestre haverá o lançamento para todo o Brasil do “Guia básico de iniciativas para o desenvolvimento de transportes saudáveis e sustentáveis no Brasil”. “Desta forma, estamos proporcionando aos alunos participantes um crescente aprendizado no âmbito acadêmico e atingindo nossa finalidade de construção de novas políticas públicas”, finaliza a coordenadora.

PARTICIPAÇÕES E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
O MASSUr, desde seu início, marca presença em eventos nacionais e internacionais. Também conta com a organização de palestras e projetos sociais, entre os quais podem ser citados:
– RIO+20 – “Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável” – no “Fórun Megacities em 2012.
– 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: Apresentação e publicação do trabalho intitulado “Desenvolvimento de um Projeto para Mobilidade e Acessibilidade Sustentáveis Em Saúde Urbana (Projeto MASSUr)”.
– SMART Retreat – Reunião internacional de representantes do grupo SMART e apresentação do Projeto MASSUr. Michigan – EUA.
– Organização e realização do Evento “I EDUS/FAJ” o qual busca a divulgação do Projeto MASSUr e também sensibilização da população referente às questões das práticas de mobilidade e saúde urbana sustentáveis.

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful