FAJ, IBEF e KPMG lançam um raio-x da transparência e governança na região de Campinas

FAJ, IBEF e KPMG lançam um raio-x da transparência e governança na região de Campinas

Parceria

Por Bruno Felisbino
As empresas de Campinas e região tiveram um faturamento líquido 11% maior e um resultado líquido positivo 32% maior no ano base de 2012 em relação a 2011. Esses dados constam no IV Anuário de Transparência Contábil e Governança Corporativa da Região Administrativa de Campinas (SP) – Edição 2012/2013, um trabalho de pesquisa conjunto do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) em parceria com a Faculdade de Jaguariúna (FAJ) e KPMG.

O Anuário foi apresentado nesta quarta-feira (14), em Campinas, com dados compilados a partir de levantamento realizado com 100 empresas de pequeno, médio e grande portes da região econômica de Campinas.

“A iniciativa teve início há 4 anos em razão da necessidade de se criar um material reunindo as informações das empresas da RMC e o nível de transparência contábil frente a adoção de práticas internacionais”, explica Jean Paraskevopoulos Neto, sócio da KPMG no Brasil.

Além da transparência contábil, os pontos analisados incluem a governança corporativa, lucratividade e receita líquida, retorno sobre investimento, liquidez e geração de caixa e endividamento.

O diretor acadêmico da FAJ, Prof. José Carlos Pacheco Coimbra, afirmou que o trabalho é muito importante para detalhar o desempenho das empresas instaladas na região e também traçar um quadro do comportamento de práticas de transparência. Já em relação aos estudantes, significa uma oportunidade valiosa para alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da FAJ terem contato privilegiado com a realidade do mercado.

“Por meio deste projeto, os alunos têm a oportunidade de aplicar toda a base teórica que aprenderam no curso, com a vantagem de serem supervisionados e apoiados por profissionais de primeira linha do IBEF e da KPMG. Eles são desafiados a analisar um conjunto de indicadores financeiros e contábeis que os balizará para uma proximidade maior com o mundo profissional”, afirma, salientando que os alunos participantes têm direito a participar dos eventos organizados pelo IBEF Campinas.

Segundo Jean Paraskevopoulos, que além de sócio da KPMG também é vice-presidente do IBEF, esta iniciativa aproxima o jovem do empresariado. “O projeto nos dá a chance de propiciar aos jovens universitários a chance de interagir por algumas semanas com os profissionais da KPMG e oferecer uma troca real, em que eles podem aprender e nos ajudar”.

CONHECIMENTO A SERVIÇO DA PRÁTICA

Ao todo 20 alunos da FAJ participaram do IV Anuário: 10 de Contábeis e 10 de Administração. Os coordenadores da Faculdade, Prof. Anderson de Barros Silva (Contábeis) e Prof. Alexandre de Campos (Marketing e Logística) prestigiaram o lançamento. “A participação dos alunos se deu na coleta e análise dos dados dos demonstrativos contábeis, verificando a divulgação de informações pelas empresas e se elas atendem aos padrões de governança”, explicou o Prof. Anderson.  “Dentro do curso de Contábeis eles já trabalham pontos como administração financeira, governança corporativa, contabilidade avançada, análise de balanço. Neste trabalho, tiveram a chance de colocar em prática os conceitos aprendidos durante a graduação”, completou.

Em setembro a FAJ irá promover um evento em Jaguariúna, em data e local ainda a serem definidos, para apresentar os resultados do Anuário e o funcionamento do projeto à comunidade acadêmica, incentivando novos estudantes a participarem do projeto.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful