FAJ apresenta criatividade e tecnologia em feira de Projetos Temáticos

FAJ apresenta criatividade e tecnologia em feira de Projetos Temáticos

No dia 6 de junho, os alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação Industrial apresentaram diversos trabalhos acadêmicos na feira de Projetos Temáticos, contando como complemento de diversas disciplinas.

A mostra totalizou sete trabalhos apresentados, todos eles com temas complexos e inovadores, como X Mostras de Robôs – ARDUINO; IX FAJLANDIA; IX Mostra de Elementos de Máquinas e Processos de Fabricação – Rover; VII Mostra de Sistemas de Instrumentação e Controle – Paintball – Rover Paintball; XIII Mostra de Engenharia Integrada; VII Mostra de Sistemas de Instrumentação e Controle – FAJLANDIA, e contou ainda com o projeto extra, VI Mostra de Integração de Sistemas Mecatrônicos.

Um dos projetos apresentados se baseou na ação de tiro ao alvo. Os alunos do grupo explicam que o trabalho visou atender tanto adultos quanto crianças, e que se consiste basicamente no controle do arduino. O funcionamento do projeto é formado em atirar num certo local do quadro, contabilizando o ponto e gerando um sinal e uma sirene logo após. “Nós não usamos nenhum tipo de parafuso, porca ou prego para construir; todos os pedaços, tanto da mesa de apoio quanto a base do alvo, são encaixes. Foi tudo calculado para aguentar a pressão, calculamos distância, ricochete da arma, tudo”, explica um os integrantes do grupo. Os alunos falam também que o projeto tem todas as programações e cuidados necessários, como botões de segurança, e que foi trabalhado a estética, para contar com uma boa nota no final.

Já o trabalho Jet Soccer foi voltado para a prática esportiva, conforme explica o grupo. O projeto atua como um jogo de futebol, no qual o goleiro funciona a base de um atuador movido com uma válvula solenoide, assim, se movimentando de um lado para o outro à base de ar comprimido. Um sensor contabiliza quantos gols foram efetuados e a cada gol realizado é acionado uma sirene. “É legal porque estamos interagindo automação com atividade física, pegando o pessoal que gosta de automação e mostrando á eles que dá para colocar essa área nos esportes também”, explica o grupo, composto pelos alunos Christian Duarte, Paulo Adriano Tenório e Thiago Teodhoro de Lima.

Outro projeto apresentado com uma temática divertida foi o Sofá Baliza. O trabalho funciona com um sofá movido a motores independentes em que duas pessoas deveriam realizar os movimentos dele através de controles embutidos, sendo então necessário que trabalhassem em equipe para que conseguissem elaborar a baliza correta. Os alunos Alan Vinícius, Caio Carrilo, Gustavo Denize, Leonardo Souza, Willian Soldati e Zaqueu Santos, do 3º semestre de Engenharia de Controle e Automação foram os idealizadores do projeto.

Todas as apresentações e atividades foram avaliadas por profissionais convidados do ramo e por professores, além dos docentes responsáveis pela orientação na preparação dos trabalhos, Carlos Simoni, John Antonio Reis, Cesar Henrique Cordova, Ednert Rafael Rozin Tucci, Rodrigo Fiorini Mendes e Hugo Sakai Idagaw.

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful