FAJ adere ao movimento ‘Outubro Rosa’ com ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama

FAJ adere ao movimento ‘Outubro Rosa’ com ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama
Por Bruno Felisbino
A FAJ se engajou ao longo de todo o mês nas ações do “Outubro Rosa”, movimento popular internacional criado com o objetivo de disseminar a importância da prevenção do câncer de mama.

O movimento utiliza o laço rosa como símbolo da luta contra o câncer de mama e organiza ações para promover a saúde feminina. O rosa simboliza o alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.

Apesar de todos os avanços científicos, o câncer de mama ainda se constitui como a causa mais frequente de morte por câncer entre as mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O curso de Enfermagem da FAJ e a equipe da Unidade de Saúde da Roseira de Baixo, onde acontecem as aulas práticas do curso, organizaram as ações com o intuito de promover a reflexão sobre este momento.

“Nosso objetivo é realizar atividades em que a mulher se olhe e se cuide, promovendo sua autonomia, pois entendemos que a saúde deve ser sinônimo de qualidade de vida. As ações não se restringem apenas ao caráter preventivo, com foco na doença, mas principalmente ao aspecto produtor de vida. Percebemos que essas ações e esse olhar precisam ser trabalhados o mais precocemente possível junto aos alunos, pois formaremos melhores profissionais e cidadãos que atendam integralmente às demandas atuais da população”, ressalta a Profa. Diene Carlos, da Enfermagem.

Para lembrar esta luta e refletir sobre os cuidados com a doença, foram organizadas diversas ações na Unidade de Saúde da Roseira de Baixo e na Interclínicas, entre elas: consultas de enfermagem para mulheres, solicitação de mamografia para mulheres acima de 40 anos a livre demanda, coleta de Papanicolaou às quartas-feiras à tarde e às quinta pela manhã, além do Grupo de Mulheres às quartas, às 15h30. No próximo dia 7/11, será realizada uma conversa sobre a importância do cuidado à saúde feminina, às 9h00, no Parque Américo Tonietti.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful