Ex-ministro das Finanças de Portugal e secretário de Estado da Saúde falam de economia e saúde na UniFAJ

Ex-ministro das Finanças de Portugal e secretário de Estado da Saúde falam de economia e saúde na UniFAJ

A UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) recebeu na noite da quarta-feira, 28 de fevereiro, especialistas portugueses para duas palestras. Os eventos lotaram o auditório do campus 1 e o anfiteatro do campus 2, com  público formado por reitor, pró-reitor, diretores, coordenadores, professores, alunos e comunidade.

“É um intercâmbio de professores, alunos, que promove a estabilidade e troca de conhecimentos muito atuais, e isso gera alternativas e oportunidades de empregabilidade para nossos alunos”, comentou o reitor da UniFAJ, Prof. Dr. Ricardo Tannus. “O objetivo é ampliar a visão, não enxergar só o Brasil como celeiro de conhecimento. Hoje o conhecimento permeia o mundo. Nós temos alunos hoje no Brasil inteiro, nos Estados Unidos, na Europa. Temos pessoas formadas aqui com altos cargos de executivos. Temos parceria com mais de 48 países”, pontuou o reitor.

O anfiteatro do campus 2 da UniFAJ recebeu o PhD em Economia pela University of South Carolina, Fernando Teixeira Santos, ministro de Estado das Finanças de Portugal entre 2005 e 2011 e atual presidente da Comissão Executiva do Banco BIC Português. Ele falou sobre “A união europeia e o euro – desafios” na Aula Magna para os alunos da Escola de Negócios.

“Penso que é importante partilhar a experiência e o conhecimento que temos sobre este projeto de integração europeia, porque é um exemplo de como a cooperação a solidariedade entre os países podem ser uma alavanca muito importante para promover a paz e também, no caso da Europa, garantir um ambiente de liberdade, democracia, que hoje são valores muito importantes”, defendeu o PhD em Economia.

Ele acredita que o conhecimento e experiência de outro país possa ser muito importante para a América do Sul, “por mostrar como foi a experiência e também como foram as dificuldades e as lições que podemos retirar em um intercâmbio de ideias.”

Dr. Fernando Teixeira Santos disse que gostou muito do que viu em sua estada, um centro universitário com boas instalações e bem equipado. “É importante que exemplos como esse (UniFAJ) ocorram não só no Brasil como em outras partes do mundo. O conhecimento liberta, o conhecimento enriquece, portanto vamos produzir e compartilhar conhecimento, e acho que é esse o grande desafio das universidades”, enfatizou Dr. Fernando, que é acadêmico com mais de 40 anos de carreia na Universidade do Porto.

O especialista em economia é coordenador do MBA Executivo e do Magellan MBA da Porto Business School; professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Desenvolve atividade letiva e de investigação nas áreas de Teoria e Política Macroeconómica, Teoria e Política Monetária, Métodos de Previsão Económica, Economia Financeira, Regulação e Supervisão Financeira, Economia Portuguesa e Europeia.

 Foi presidente do Conselho Científico da Faculdade de Economia do Porto, professor visitante na University of South Carolina, professor convidado da Universidade Católica-Porto e professor auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Atuou como assistente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Saúde

 Já Dr. Eurico Castro Alves, secretário de estado da Saúde e ex-presidente da Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde), falou para os alunos dos cursos de Farmácia e Enfermagem sobre “A regulação do medicamento e da saúde em Portugal”, no auditório do Campus 1.

 “O mais importante do intercâmbio é nós podermos ensinar e podermos aprender também. Portanto eu sou um grande incentivador desse tipo de atividade. Gostaria muito que alguém do Brasil também fosse a Portugal falar aos meus alunos. Tive uma excelente impressão da UniFAJ, os alunos fizeram perguntas muito interessantes. Acho que essa é uma grande universidade que o Brasil vai contar com ela durante muito tempo”, elogiou Dr. Eurico Castro, que licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e é médico com especialidade em Cirurgia Geral, pertencente ao Quadro Médico do Centro Hospitalar do Porto.

 Eurico Castro completou a sua formação em Cirurgia Geral na Southern Ilinois University Medical School e no Cook County Hospital of Chicago, em Ilinois, nos EUA. Instrutor ATLS, Advanced Trauma Life Support pelo Comité de Trauma do Estado de Illinois. É pós-graduado com competência em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa e Ordem dos Médicos e em Liderança e Networking pela Universidade Nova de Lisboa. Fez o Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) da AESE Business School e o Program Advanced Management pelo Instituto de Estudos Superiores, Financeiros e Fiscais do Porto.

 É auditor de Defesa Nacional pelo Instituto da Defesa Nacional. Publicou e coordenou diversos trabalhos na área da Cirurgia Geral, regulação e qualidade em saúde.

Professor de Cirurgia no Mestrado Integrado de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), docente convidado e coordenador de pós-graduações na área da Saúde (atividade suspensa).

 De 2005 a 2012 foi vogal do Conselho Diretivo da Entidade Reguladora da Saúde, onde criou o SINAS (Sistema Nacional de Avaliação em Saúde) e o Serviço de Reclamações.

 Em 2007 foi nomeado pelo Ministro da Saúde para o Conselho Consultivo da Comissão Nacional para o Desenvolvimento da Cirurgia de Ambulatório (CNADCA).

Entre setembro de 2012 e outubro de 2015 foi presidente do Conselho Diretivo do Infarmed, período em que se destaca a criação do SiNATS (Sistema Nacional de Avaliação de Tecnologias de Saúde) e do Farmed (Fórum das Agências Reguladoras dos Países do Espaço Lusófono).

 Foi mentor do Grupo Europeu de Combate à Contrafação de Medicamentos (WGEO) e integrou o Grupo dos Chefes das Agências do Medicamento no Espaço Económico Europeu.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful