Estudo da velocidade das reações químicas foi tema de aula prática da Enga. Civil

Uma atividade prática em laboratório, no dia 24, permitiu aos alunos do 3º semestre do curso de Engenharia Civil observar as velocidades das reações químicas através do estudo da Cinética Química.

A professora Luciana Carla Ferreira de Souza explicou que um dos objetivos da Química é controlar a velocidade das reações, de modo que sejam rápidas o suficiente para proporcionar o melhor aproveitamento do ponto de vista prático e econômico, mas não tão rápidas a ponto de oferecer risco de acidentes. Ou seja, o ideal é ter reações com velocidades controladas.

A Cinética Química é o estudo das velocidades das reações químicas e dos fatores que influem nessa velocidade. “O estudo destas propriedades é muito importante, principalmente para as indústrias químicas. Afinal, acelerando-se as reações, reduz-se o tempo gasto com a produção, tornando os processos químicos mais econômicos e os produtos finais mais competitivos no mercado”, explica a professora.

Vários fatores podem influenciar a velocidade de uma reação, tais como: concentrações dos reagentes, temperatura, ação de catalisadores, etc. Para estudar a velocidade de uma reação, é necessário determinar a rapidez com que se forma um dos produtos ou a rapidez com que se consome um dos reagentes.

“Nesta experiência, estudamos a variação da velocidade de uma reação em função da variação da concentração de um dos reagentes. O efeito da concentração de um dos reagentes na reação entre uma solução A, contendo íons iodato (IO3)- e uma solução B contendo íons bissulfito (HSO3)- e o amido como indicador. A conclusão foi a de que, quanto maior a concentração, mais rápido ocorre a reação”, relatou a Profa. Luciana.

 

Erro na Galeria:
Nenhuma Galeria com ID 26 foi encontrada ou você ainda não criou álbuns para ela .

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful