Estudante de Psicologia da FAJ passará 6 meses em Portugal com bolsa do Fórmula Santander

Estudante de Psicologia da FAJ passará 6 meses em Portugal com bolsa do Fórmula Santander

O estudante de Psicologia da FAJ Thomaz Lopes participou, no dia 22 de novembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, da solenidade do Programa Santander Universidades que entregou 100 bolsas de estudos aos alunos de 47 universidades brasileiras, contemplados na 4ª edição do Programa de Mobilidade Internacional Fórmula Santander. As bolsas foram entregues pessoalmente pelo presidente mundial do Banco Santander, Emilio Botín, e pelo piloto brasileiro de Fórmula 1 Felipe Massa.

Thomaz foi acompanhado pelo diretor acadêmico do Grupo Polis Educacional, Prof. José Carlos Pacheco Coimbra. O aluno, que está no 9º semestre do curso, foi selecionado pelo critério que levou em conta as melhores notas entre os estudantes inscritos no processo de seleção e a assiduidade às aulas. Ele terá direito a uma bolsa no valor equivalente a 5 mil euros, que irá cobrir os custos de transporte aéreo, hospedagem, alimentação e despesas pessoais por até um semestre.

O país de destino já está definido. Falta agora optar pela universidade onde ele passará 6 meses realizando o intercâmbio. “Provavelmente irei para a Universidade do Porto ou Universidade de Coimbra, ambas em Portugal, no segundo semestre de 2014. São instituições situadas entre as melhores do mundo, com um excelente departamento de Psicologia, além de ter a facilidade de aprender sobre algo específico na língua que domino”, explica Thomaz, que pretende viajar para alguns países da Europa e se aprimorar no inglês e no espanhol.

Desde 2010, o Programa de Bolsas Fórmula Santander já beneficiou 1.300 universitários do Brasil, Espanha, Reino Unido e México. O Grupo Polis Educacional, através de suas unidades FAJ – Faculdade de Jaguariúna e Faculdade Max Planck, participa do programa há 4 anos. A seleção dos estudantes é pautada pelo mérito acadêmico, beneficiando o aluno que se destaca no curso.

“Para o aluno, é uma experiência que irá agregar, além de novos e importantes conhecimentos, uma vivência da cultura e dos costumes do país onde irá complementar seus estudos. A Faculdade de Jaguariúna e a Faculdade Max Planck se sentem orgulhosas em participar desse seleto grupo de instituições nacionais apoiadas pelo Banco Santander, o que mostra, mais uma vez, sua forte presença junto ao setor da educação superior”, afirma o Prof. Coimbra.

Confira abaixo a entrevista de Thomaz Lopes sobre o que ele espera extrair da vivência que terá fora do país:

- Qual sua expectativa para viver esta experiência?

Thomaz – Enorme! Estou contando cada segundo. Com certeza irá agregar muito em minha vida. No lado pessoal, acredito que irei amadurecer muito, principalmente pelo fato de estar em uma cultura totalmente diferente da que vivo hoje e praticamente sem nenhum conhecido por perto, o que me fará aprender como me comportar em novos contextos, afinal, é uma situação totalmente nova. No aspecto profissional, acredito que conseguirei extrair ótimos conhecimentos da Psicologia através de um olhar diferenciado, de outra nação, e consequentemente acredito que irá proporcionar um diferencial no meu currículo para o mercado de trabalho.

- Como se deu seu processo de seleção para o Programa?

Tudo começou quando me inscrevi no Programa Fórmula Santander na FAJ. Fui chamado para fazer uma entrevista com o professor responsável, que me questionou os motivos do interesse nesta bolsa. Com toda a sinceridade respondi que meu objetivo é adquirir conhecimento e aprender muito mais sobre a área que estudo e tanto gosto. Duas semanas depois fui chamado novamente e recebi a notícia de que a bolsa era minha. A FAJ teve um papel crucial no processo, sendo que grandes nomes de renomadas universidades fazem parte dos programas de bolsas de estudos do Santander. O principal critério escolhido pelo Santander e pela Faculdade é contemplar o aluno que tem o melhor rendimento acadêmico. Foram 100 universitários de todo o Brasil que receberam a bolsa, entre os mais de 10.000 inscritos este ano.

- Como foi o dia da premiação, quando esteve no Autódromo de Interlagos para receber a bolsa?

Foi um dia incrível e inesquecível. Pude sentir um pouco do que será esta experiência. Foi uma cerimônia sensacional. Fui tratado de forma excepcional tanto pela Faculdade de Jaguariúna, representada pelo Professor Coimbra, que me acompanhou, quanto pela equipe do Santander. Conheci os outros 99 bolsistas de todo o Brasil que foram selecionados, além do presidente mundial do Santander, D. Emílio Botín, e o piloto Felipe Massa, que entregaram as bolsas a nós estudantes. Conhecemos todo o Autódromo de Interlagos, os boxes e a Ferrari, além de assistirmos ao treino oficial do Grande Prêmio.

- Que conselho daria aos alunos que pretendem pleitear uma bolsa do Santander, assim como você fez?

Meu conselho principal é: estude e ame o que faz! Cada hora de estudo feita com prazer tem um valor inestimável para o melhor aproveitamento da graduação. Nunca imaginei que as horas que passei em frente aos livros, compartilhando conhecimentos com os amigos e dialogando com professores, me levariam tão longe. Isso pode acontecer com qualquer um que dá o seu melhor.

Felipe Massa disse a seguinte frase na cerimônia de entrega da bolsa: “Sonhava em ser um profissional de Fórmula 1 e pilotar uma Ferrari, mas esse era um objetivo muito distante quando iniciei minha carreira no kart. Foi com vontade e determinação que alcancei meus objetivos. Por isso, acreditem, sempre, nos seus sonhos”.

Agradeço a Deus, aos meus familiares, amigos e professores, em especial a Professora Dra. Vanessa Jusevicius (coordenadora de Psicologia) e ao Professor Vinícius Bastelli por acreditarem em mim, e imensamente a Faculdade de Jaguariúna e ao Santander, pela grande oportunidade.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful