Esforço e dedicação recompensados: ex-aluno da FAJ é aprovado em concurso para Promotor de Justiça

Esforço e dedicação recompensados: ex-aluno da FAJ é aprovado em concurso para Promotor de Justiça

Tomará posse no dia 28

Por Bruno Felisbino
No próximo dia 28 de junho, será concretizada mais uma história de determinação, força de vontade, disciplina e sucesso frutificada a partir dos bancos da FAJ. Neste dia, após uma longa trajetória de estudos e exaustivos exames, tomará posse como Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo o ex-aluno do curso de Direito da FAJ Rafael Amâncio Briozo.

Rafael soube, no último dia 7 de junho, que era um dos 80 candidatos aprovados no 89º Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado de São Paulo, processo iniciado em novembro do ano passado. O concurso teve 10.046 inscritos, dos quais 750 foram aprovados na prova preambular. A prova escrita teve 117 aprovados e 110 foram habilitados para o exame oral.

Ao final da maratona, Rafael não só passou como ficou entre os 30 primeiros colocados no concurso – obteve a 27ª melhor nota na classificação geral.  Um desempenho tão bom é resultado de uma combinação de fatores que, quando bem executados, são o caminho profícuo para uma carreira vitoriosa.

“Para quem sonha com a carreira jurídica, seja no Ministério Público, na Magistratura, na Defensoria ou em outras áreas, o importante é ter em mente que o estudo deve ser feito a médio e longo prazos e deve começar já na faculdade”, ensina ele. “É impossível obter aprovação em concursos tão difíceis estudando apenas às vésperas da prova”, completa.

A trajetória do futuro promotor desmente alguns mitos relacionados aos concursos públicos, como a necessidade de estudar por horas intermináveis, ter que se matricular em cursos preparatórios, abrir mão do lazer e do tempo com a família. Mas, por outro lado, exige uma dose considerável de disciplina e abnegação. “Depois da faculdade, estudei apenas em casa. Além disso, conciliei os estudos com o trabalho e com a necessária atenção para minha esposa e filha recém-nascida. Aqueles que, como eu, trabalham o dia todo, cuidam de sua família e não dispõem de tempo para se dedicar exclusivamente aos estudos, saibam que a aprovação é, sim, possível. Nem sempre é fácil, é verdade, mas não é impossível. Bastam dedicação, estudo sério e força de vontade”, comenta.

Dedicação às aulas e obstinação
Rafael foi aluno da segunda turma de Direito da FAJ, que concluiu o curso em 2009 depois de conquistar uma nota 4 para a Faculdade no Enade (a nota máxima é 5). Nesta época, ele era servidor do Ministério Público (ocupava o cargo de oficial de Promotoria) e já tinha o objetivo de ser promotor de Justiça. No ano seguinte foi aprovado no concurso para o cargo de analista de Promotoria, para o qual tomou posse em 2011.

Em 2012, enfim, partiu em busca da realização do sonho de se tornar promotor e, com a meta de estudos traçada e o afinco necessário para cumpri-la, mais uma vez, foi vitorioso. Com uma experiência tão bem sucedida em concursos, Rafael Briozo é prova de que, com as ferramentas certas e esforço pessoal, é possível chegar lá.

“Como aluno, não deixei de participar das festas e confraternizações da Faculdade, mas sempre procurei extrair o máximo de conhecimento nas aulas. O contato aluno-professor que a Faculdade proporciona foi fundamental na minha formação acadêmica”, afirma.

A Sessão Solene de Posse dos 80 novos Promotores de Justiça Substitutos será realizada no dia 28 de junho, às 18h00, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful