ENIC 2012 mostra a crescente contribuição dos alunos da FAJ à pesquisa científica

ENIC 2012 mostra a crescente contribuição dos alunos da FAJ à pesquisa científica

365 trabalhos expostos

Por Bruno Felisbino

A FAJ ganhou reconhecimento e prestígio no universo do ensino superior acadêmico através de um lema que se tornou a marca registrada de todos os seus cursos: “Seu futuro na prática”. Oferecendo uma formação essencialmente voltada para a realidade do mercado de trabalho, a Faculdade preza pela vivência profissional através de aulas em laboratório, visitas técnicas, estágios e uma série de programas sociais em que os alunos complementam o que aprendem em sala de aula. Mas engana-se quem pensa que esta visão pragmática da Instituição se traduz em baixo incentivo à pesquisa científica e escassa produção de conhecimento acadêmico.

Prova cabal disso foi a 12ª edição do Encontro de Iniciação Científica (ENIC) FAJ realizado nesta terça-feira, 13, nos Campi I e II, quando centenas de trabalhos científicos produzidos pelos alunos de todos os cursos foram expostos e apresentados em forma de banners e pôsteres. São trabalhos de conclusão de curso dos estudantes da FAJ e estudos apresentados em congressos e eventos científicos pelo Brasil.

Segundo a coordenadora da comissão organizadora do ENIC 2012, Profa. Ms. Márcia Lima Bortoletto, 365 trabalhos foram apresentados este ano, representando um crescimento de 50% em relação ao ano passado. “Valorizamos muito a produção acadêmica, pois podemos perceber que a pesquisa traz um grande ganho para a própria sociedade em inovação e novas abordagens, além de contribuir para o processo acadêmico e o crescimento dos profissionais”, afirma.

A proposta do ENIC, explica a coordenadora, é contribuir para a integração do conhecimento entre os estudantes e professores, além de estimular a formação de novos pesquisadores na área acadêmica. “Temos um corpo docente formado por mestres e doutores que inspiram os alunos a seguir este caminho. Tivemos mais de 50 trabalhos de alunos da FAJ aprovados no CONIC (Congresso Nacional de Iniciação Científica) e estamos incentivando cada vez mais a participação dos nossos alunos em grandes eventos científicos pelo país”, ressalta a Profª Márcia.

O diretor acadêmico da FAJ, Prof. Flávio Fernandes Pacetta, participou da abertura oficial do XII ENIC, e fez uma saudação especial aos alunos, professores e familiares dos estudantes que prestigiaram o evento. “Estamos vendo trabalhos de altíssima qualidade, muitos deles selecionados para o CONIC em razão de sua dimensão e inserção de cunho social. Parabéns à Profª Márcia e toda a equipe pelo empenho e dedicação no planejamento e organização do evento e, principalmente, aos nossos alunos e professores pelo fantástico resultado obtido”, enfatizou.

CONHECIMENTO QUE FAZ A DIFERENÇA
Uma diversidade enorme de trabalhos e temas estava em exposição pelos dois Campi, nas áreas de humanas, saúde e exatas. Alguns deles, inclusive, já estão sendo aplicados na prática e trazendo uma imensa contribuição social.

É o caso do projeto de três formandas do curso de Administração que está ajudando a mudar a realidade do Lar São Vicente de Paulo, em Santo Antônio de Posse, entidade que atende a cerca de 40 idosos. De acordo com as alunas Luciene de Souza, Rosiane Candida e Uédila Moura Vicensotti, o lar passa por grandes dificuldades materiais e financeiras, sobrevivendo de doações e da ajuda de voluntários. A partir desta realidade, elas desenvolveram um planejamento estratégico para dotar a entidade de uma melhor estrutura organizacional.

“Nosso intuito é montar o planejamento dando direcionalidade à organização, com a definição da visão, missão e valores da instituição. Observamos que eles precisam ter esse planejamento estratégico para poder manter o funcionamento da instituição, já que, hoje, a capacidade do lar é insuficiente para a melhoria da qualidade de vida do idoso”, explica a integrante do grupo Rosiane.

Apresentar à sociedade trabalhos como este é um dos objetivos do ENIC da FAJ, na medida em que deixa claro à comunidade que o conhecimento aliado ao incentivo à pesquisa é um grande aliado para a construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida.

REVISTA INTELLECTUS
O evento também marcou o lançamento oficial da revista acadêmica Intellectus pelo Grupo Polis, cujo objetivo principal é possibilitar debates, intercâmbios de conhecimentos em diferentes áreas e colaborar para ampliação dos campos do saber. A editora-chefe da revista é a Profª Ana Maria Sperandio.

A Faculdade Max Planck, de Indaiatuba, também irá promover seu ENIC. Será no próximo dia 22 de novembro.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful