Encerra o Ciclo de Palestra de Gestão Empreendedora de Engenharia de Produção

Encerra o Ciclo de Palestra de Gestão Empreendedora de Engenharia de Produção

No dia 14 de maio, o diretor de Recursos Humanos para Supply Chain e líder de Relações com Empregados e Sindicatos América Latina na GE, Vilson Fernando Mata Junior, esteve no Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ para conversar com os alunos do 9º semestre de Engenharia de Produção, em sala de aula.

Sob o tema Empreendedorismo Corporativo, o profissional pontuou as tendências de velocidade e a importância dos profissionais adequarem-se às necessidades dos clientes por meio da nova técnica, a FastWorks. A ferramenta é voltada para empreendedores que referencia a Lean Startup, de Eric Ries. Outra abordagem foi passar aos alunos a visão de um recrutador perante um Engenheiro de Produção destacando que os profissionais que conhecem a metodologia de Lean, TPS e Manufatura Aditiva, é um grande diferencial.

A atividade marcou o encerramento do Ciclo de Palestra de Gestão Empreendedora do curso, que foi implementada pela docente da disciplina Viviane Delgado. “O evento surgiu da necessidade apresentada pelos alunos nas CPAs, solicitando contato com profissionais atuantes em diversas áreas. Também faço esse levantamento no encerramento das disciplinas, na segunda devolutiva, como um feedback para a melhoria de conteúdo e metodologias de aulas”, conta.

Nessa primeira edição do ciclo, contou com a participação da embaixadora Founder Brazil e mentora do Founder Campinas, Larissa Godoi, que falou sobre startups e incubadoras de empresas e a fórmula (não) secreta do empreendedorismo, a persistência. O professor da UniFAJ, Vinicius Bastelli também participou apresentando a incubadora da IES, o programa PROIDEIA, que foi estruturado para propagar a cultura empreendedora e a geração de novos negócios – através de orientações assistidas e da pesquisa científica – impactando toda a cadeia de valor da educação: alunos, pesquisadores, professores, sociedade civil (Alumni) e a própria instituição de ensino – que atua como vetor na formação do cidadão do futuro.

A penúltima visita foi da Juliana de Paula, que é jornalista e repórter do SBT/VTV Campinas que abordou o tema “A Importância da Comunicação para o Empreendedorismo”. A profissional também é a criadora do método “Comunique sua Essência” que ajuda pequenos e médios empreendedores a falar em público, por meio de consultoria de comunicação.

“Os alunos em semestres anteriores (e em outros eventos), ao saberem que as aulas são palestras, havia uma baixa adesão na participação. Este semestre adotei como estratégia que os palestrantes estavam assumindo um tópico do plano de ensino sobre o assunto, portanto, ministrando aquela aula. E, além disso, a participação nas palestras era considerada como parte das atividades dos bimestres. Com isso, tivemos ampla participação e aproveitamento por parte dos alunos. Desta forma, espero ter contribuído com a formação mais dinâmica dos nossos alunos, colocando-os em contato com outros profissionais e formas de aprendizagem”, conclui a professora.

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful