Embrapa Meio Ambiente promove capacitação para uso do software SWAT

O pesquisador Ricardo de Oliveira Figueiredo e o analista Sandro Eduardo Marschhausen Pereira, da Embrapa Meio Ambiente – (Jaguariúna-SP) ministrarão curso para introdução ao manuseio do Software SWAT (Soil and Water Assessment Tool), com objetivo de contribuir no desenvolvimento de estudantes e profissionais (Pesquisadores, estagiários e público externo), interessados na área de estudo de impactos ambientais. O SWAT é uma ferramenta capaz de realizar simulação hidrológica e de sedimentação. Desenvolvida pelo Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS) dos Estados Unidos tem o objetivo de prever o impacto das práticas de manejo do solo sobre o ciclo hidrológico, transporte de sedimentos e poluição por produtos químicos agrícolas em grandes bacias hidrográficas, com diferentes usos do solo e condições de manejo durante longos períodos de tempo.
A aplicação de modelos nos estudos em bacia hidrográfica possibilita ampliar o conhecimento dos processos da perda de solo pelos diferentes usos e manejos, além de desenvolver melhores soluções para a conservação dos recursos hídricos e do solo e para o planejamento territorial. A utilização de ferramentas tecnológicas no campo da pesquisa, como o caso do SWAP, capaz de gerar dados para a mitigação dos efeitos do processo produtivo, tendo em vista os impactos negativos da relação com a qual o homem tem se relacionado com a natureza, em especial com a água.
Esta capacitação contará com a participação técnica do pesquisador Antônio Kledson Leal Silva (UFPA – Campus Marabá).
Durante a realização do curso, cada participante deverá portar seu próprio notebook, para acesso à ferramenta e a prática dos exercícios. O SWAT é de domínio público, o que permite a disponibilização do programa e seus manuais aos participantes. Após a inscrição, os participantes receberão instruções através do e-mail, para a obtenção do aplicativo, que deverá ser instalado previamente.
As vagas são limitadas a 15 participantes, que serão preenchidas por ordem cronológica, somente pelo endereço cnpma.eventos@embrapa.br

Local: Auditório Paulo Kitamura – Embrapa Meio Ambiente – Jaguariúna (SP) 7 e 8 de julho de 2014 das 8h30 às 17h

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful