Doença de Alzheimer é tema de palestra do curso técnico de Enfermagem

Doença de Alzheimer é tema de palestra do curso técnico de Enfermagem

O curso técnico de Enfermagem do FAJTEC iniciou as atividades do ano com uma palestra realizada na manhã sábado, 10, no Anfiteatro do Campus II da FAJ, sobre o tema “Conhecendo a Doença de Alzheimer”.

A abordagem do tema ficou a cargo da Profª Drª Dra. Elisandra Villela Gasparetto Sé, fonoaudióloga, mestre em Gerontologia, doutora em Neurolinguística, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da FAJ e da Max Planck e coordenadora da Associação Brasileira de Alzheimer – ABRAz – Sub-regional Campinas.

Ao abordar o conceito das demências e a doença de Alzheimer, desde seu diagnóstico ao tratamento, a palestra, que reuniu 51 alunos, teve por objetivo promover o amplo conhecimento sobre a doença de Alzheimer e os cuidados com a saúde do idoso, uma das grandes áreas de trabalho dos técnicos de Enfermagem.

A Profa. Elisandra também ressaltou o papel da ABRAz e sua atuação na área da educação em saúde. A Associação é uma sociedade sem fins lucrativos formada por familiares da doença de Alzheimer e por profissionais da área da saúde e de outras áreas de humanas e sociais, além de voluntários.

Ela frisou que o trabalho da entidade consiste em transmitir informações sobre o diagnóstico e tratamento da doença e, também, orientar sobre os aspectos cotidianos do acompanhamento do paciente. Dentre as várias atividades desenvolvidas pela entidade, é possível destacar os grupos de apoio aos familiares, o atendimento pessoal à família, a produção de boletim informativo e o site: abraz.org.br

“O papel da Abraz é de ser o núcleo central de todos aqueles envolvidos com a doença de Alzheimer e outras demências, reunindo familiares, cuidadores e profissionais, oferecendo meios de atualização, permitindo intercâmbio e apoiando ações voltadas ao bem-estar do portador, da família, do cuidador e do profissional”, explicou a Profª Elisandra.

Saiba mais sobre o Alzheimer

A Doença de Alzheimer é definida como uma doença neuropsiquiátrica degenerativa, na qual se verifica um comprometimento das funções cognitivas (memória, linguagem, atenção, percepção, orientação espaço-temporal, praxia e funções executivas), provocando uma atrofia progressiva no cérebro, inicialmente nas regiões internas do lobo temporal, o que acarreta impacto na funcionalidade e na vida social e ocupacional do indivíduo. Os sintomas cognitivos se iniciam lentamente e aumentam com o passar do tempo. Muitos sintomas não ocorrem no início, mas surgem ao longo da evolução da doença e o aumento de sua gravidade. A doença de Alzheimer constitui o tipo mais comum de demência.

A demência tem um impacto importante na vida social e na dimensão emocional das famílias e de seus cuidadores em toda parte no mundo. A falta de compreensão e conscientização resulta em recursos insuficientes para lidar com a doença de forma adequada. Segundo os médicos, a família é o espaço indispensável para a garantia da sobrevivência de desenvolvimento, da proteção integral, da educação e também do envelhecimento.

 

Erro na Galeria:
Nenhuma Galeria com ID 31 foi encontrada ou você ainda não criou álbuns para ela .

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful