Dentre mais de 2800 projetos, alunos UniFAJ conquistam o 3º lugar no 17º CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica

Dentre mais de 2800 projetos, alunos UniFAJ conquistam o 3º lugar no 17º CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica

 Durante o ENIC 2017 – Encontro de Iniciação Científica, no dia 8 de dezembro, quatro alunos de Engenharia Civil do Centro Universitário de Jaguariúna apresentaram para a comunidade acadêmica e público externo da UniFAJ, o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC que ficou em terceiro lugar no 17º CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, em São Paulo. Os estudantes UniFAJ concorreram com mais de 2800 graduandos de todo o Brasil, ocupando a terceira posição do ranking geral e o primeiro lugar na área de Engenharia Civil.

 Sob o tema “Viabilidade Técnica de Utilização de Gabião Preenchido com Corpos de Prova Cilíndricos de Concreto Fissurados (NBR 5739/2007) como Estrutura de Contenção”, Caroline Politti, Mayara Oliveira, Raul Ballarini e Ricardo Calais, desenvolveram o projeto com a orientação da docente do curso, Luciane Dias, que teve como objetivo reaproveitar o que é descartado. “Passamos três meses pesquisando até surgir essa ideia. E buscamos o que poderia ser feito para inovar e alterar na área da eco tecnologia. Começamos a desenvolver no primeiro semestre de 2017, e nesse segundo finalizamos”, explicou Ricardo.

 A participação no CONIC foi iniciativa da orientadora do grupo que desde o início da elaboração do trabalho, afirmou que os alunos deviam ir ao congresso. “O trabalho foi muito bem feito e com a minha experiência como orientadora, tinha certeza que seria premiado. É muito difícil trabalhar em grupo e eles conseguiram perfeitamente. Há muito tempo não via um trabalho tão bem alinhado”, conta Luciane.

 Ao receberem a notícia da conquista do terceiro lugar, Caroline conta que foi inexplicável a sensação de felicidade. “Quando a gente ficou sabendo, gritamos muito e já comunicamos a orientadora, pois devemos muito a ela”. Já para Ricardo, o nervoso veio à tona. “Na hora deu nervoso, porque tinha trabalhos de todo o Brasil, lotado de gente e fomos representando o nosso curso”.

 A coordenadora de Engenharia Civil do Centro Universitário de Jaguariúna, Maria Denise Monacci, acredita na importância do incentivo á pesquisa na instituição, para os graduandos darem continuidade aos estudos e assim desenvolverem projetos e novas tecnologias. “Sensação de satisfação, dever cumprido, gratidão e dedicação da professora e dos alunos e o reconhecimento do próprio Centro Universitário, de ter oferecido o curso. É muita felicidade”.

 A coordenadora do NEPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares), Prof.ª Dr.ª Ana Maria Girotti Sperandio, prestigiou a equipe e frisa que essa conquista só afirma o quanto a UniFAJ leva a sério a pesquisa e o envolvimento dos alunos nessa área. “O reconhecimento nacional como terceiro lugar no CONIC é um reconhecimento extremamente diferenciado. Esse terceiro lugar é algo que nos honra muito, tanto a UniFAJ e principalmente o NEPI, porque é algo que está vinculado de todas as formas ao Núcleo no que diz respeito a pesquisa e o estudo. Para mim é mais uma vez um sucesso. Sem a pesquisa não existe a universidade”, pontua a pesquisadora.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful