Debate aberto ao público discute revisão da NR 13 neste sábado, na FAJ

Debate aberto ao público discute revisão da NR 13 neste sábado, na FAJ

Caldeiras e vasos de pressão

Por Bruno Felisbino

Um debate público neste sábado, 8 de junho, no Anfiteatro do Campus II da Faculdade de Jaguariúna – FAJ, vai discutir as mudanças que estão sendo propostas para atualizar a Norma Regulamentadora nº 13 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que regulamenta as atividades de segurança e operação de vasos de pressão e caldeiras no país. O Workshop será realizado das 8h30 às 12h30 e é aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. A participação será válida como atividade complementar para os alunos da FAJ.

O objetivo é reunir especialistas no tema, técnicos de segurança do trabalho, trabalhadores, alunos, professores e interessados em discutir a revisão da NR para coletar sugestões e críticas que serão encaminhadas ao MTE. A NR 13, assim como as demais normas regulamentadoras, é elaborada e modificada por uma comissão composta por representantes do governo, empregadores e empregados.

A NR-13 regulamenta os procedimentos de segurança obrigatórios em lugares com caldeiras de qualquer fonte de energia e vasos de pressão para gases e fluidos, estabelecendo os requisitos de instalação, seja em ambientes abertos ou fechados, para operação no setor produtivo, com o objetivo de prevenir acidentes do trabalho. Esta norma precisa ser seguida fielmente por todas as empresas, públicas e privadas, que possuam estes tipos de equipamentos.

PALESTRAS E DEBATE
A programação do workshop terá início com a palestra do auditor fiscal do MTE Campinas João Batista Amâncio apresentando a visão do MTE sobre a proposta de revisão da NR 13. Em seguida, falará um representante da Câmara Especializada em Mecânica e Metalurgia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA) e, por último, o professor da Unicamp e engenheiro inspetor de caldeiras e vasos de pressão, José Álvaro Martins Garrone, apresenta a palestra “A NR 13 no dia a dia das empresas, em relação à segurança dos trabalhadores”.

O debate está sendo promovido através de parceria entre a FAJ e o Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região (SindMetal), com apoio do CREA, MTE Campinas e Comissão Nacional Tripartite da NR 13. Idealizador do evento, o professor do curso de Engenharia de Produção da FAJ e engenheiro de saúde e segurança do Trabalho, Eduardo Martinho Rodrigues, ressalta que esta é uma excelente oportunidade para os alunos terem contato com uma das temáticas da rotina de um profissional. “A participação dos estudantes e da sociedade é fundamental para que não haja retrocessos na regulamentação das leis que protegem a saúde e segurança do trabalhador”, afirma.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Workshop NR 13 – Revisão da Norma Regulamentadora do MTE para Caldeiras e Vasos de Pressão.
Data: 08 de junho de 2013
Local: Anfiteatro FAJ – Campus II – Rod. Dr. Governador Adhemar Pereira de Barros, Km 127- Jaguariúna.
Horário: 08h30 às 12h30.

Programação
08h30 às 09h00 – Recepção aos participantes
09h00 às 09h40 – Palestra: Visão do MTE sobre a proposta de revisão da NR 13.
Dr. João Batista Amâncio – Auditor Fiscal do MTE DRT – Campinas/SP
09h50 às 10h30 – Palestra: “Responsabilidades do Profissional Habilitado nos serviços com Caldeiras e Vasos de Pressão”
Engº Mec. Fernando Luiz Torsani
10h30 às 10h45 – Coffee
10h50 às 11h30 – Palestra: “A NR 13 no dia a dia das empresas, em relação à segurança dos trabalhadores”.
José Álvaro Martins Garrone, Profº da Unicamp e engenheiro inspetor de caldeiras e vasos de pressão.
11h30 às 12h20 – Debate
12h20 às 12h30 – Encerramento

Válido para atividade complementar
*EVENTO ABERTO À COMUNIDADE (SEM NECESSIDADE DE INSCRIÇÃO PRÉVIA)

Realização: FAJ, SINDMETAL, CREA, MTE

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful