SOBRE

A FAJ apresenta uma proposta de  Curso de Especialização Lato Sensu em  Educação Especial na Área de Deficiência Intelectual de 600 horas para a capacitação de educadores e demais profissionais que atuam , ou desejam atuar  na Educação Básica, e no atendimento educacional especializado, com destaque na rede regular regular de ensino para uma ação eficiente na ação dentro da Educação Inclusiva, garantindo a  plena cidadania e a garantia de educação para todos.

  • Data de início: 27 de janeiro de 2017
  • Periodicidade: Aulas em 2 sábados por mês das 8h às 17h
  • Integralização: 30 meses (recesso nos períodos de férias escolares)
  • Local: Faculdade de Jaguariúna – Campus II

 

OBJETIVOS

Especializar professores para atuar na Educação Especial, na área de Deficiência Intelectual;

Preparar professores para atuar em classes comuns com valores e competências, objetivando a percepção das necessidades educacionais dos alunos, com ênfase na valorização da Educação Inclusiva;

Propiciar a oferta de conhecimentos específicos e a vivência de práticas educativas para atuação de professores tanto nas classes de Educação Especial, como nas salas de recursos multifuncionais das escolas comuns das redes públicas de ensino, como, ainda, nas classes comuns que demandam na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio.

Destacamos os seguintes objetivos específicos:

  • apresentar subsídios teóricos que favoreçam a compreensão do funcionamento dos sistemas intelectual e sensorial das crianças que apresentam necessidades especiais;
  • desenvolver projetos de pesquisa e elaboração de materiais didáticos que dialoguem com abordagens transversais das ações da educação especial no ensino regular;
  • possibilitar a interlocução entre as diversas situações vivenciadas no cotidiano escolar do professor e dos saberes específicos da educação especial;
  • reconhecer as principais teorias do desenvolvimento biopsicossocial da criança e do adolescente e suas contribuições para a aprendizagem destes;
  • propiciar acesso aos conhecimentos e às práticas pedagógicas específicas da educação especial.

 

RECONHECIMENTO

Aprovado pelo Parecer do CEE nº150/2016 nos Termos da Deliberação CEE nº 122/2012

 

PÚBLICO ALVO

Professores, Psicólogos, Psicopedagogos, e qualquer profissional que trabalhem, ou queiram ingressar na Educação Especial, especialmente em instituições que exijam a formação de acordo com a Deliberação CEE nº112/2012

 

CONTATO

Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação
De segunda à quinta-feira das 13h às 22h, sextas-feiras das 13h às 21h e sábados das 8h às 12h
Telefone: (19) 3837-8505
E-mail: posgraduacao@faj.br ou atendimentopos@faj.br

 

 

TEMAS ABORDADOS

CONTEÚDO

A – TRONCO COMUM – FORMAÇÃO BÁSICA – 200 HORAS
Disciplinas e Carga Horária Professores/Titulação

Fundamentos Históricos, Filosóficos, Pedagógicos e Sociológicos da Educação Especial no Mundo e no Brasil – 32 horas

1. Luciana Teófilo SantanaMestre em Educação – UNESPGraduação em Pedagogia – USP

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem com ênfase na Educação Especial – 32 horas

2. Gisele Zoppellari IoriMestre em Educação – UNESPGraduação Licenciatura e Bacharelado em Psicologia – UNESP

Planejamentos, Currículos e Projetos Pedagógicos Aplicados à Educação Especial – 32 horas

Trabalho e Profissionalização de Pessoas com Deficiência – 32 horas

3. Lucimara FernandesMestre em Educação Especial – UFSCarGraduação em Pedagogia – UFSCar
Avaliação de Programas de Ensino e do Rendimento Escolar na Educação Especial – 32 horas

4. Fábia Cristina Hildebrand PastoriMestre em Educação Especial – UFSCarGraduação em Ciências Sociais, pela UFSCar, e em Filosofia, pelas Faculdades Integradas Claretianas
Seminários, Oficinas e Vivências – 08 horas 5. Ruth Maria Rodrigues GaréDoutor e Mestre em Educação – Univ. São Francisco(fls. 108)Integra o Núcleo de Atendimento Psicopedagógico e Apoio aos estudantes com necessidades educacionais  – Univ. S. Francisco

Graduação em Letras, pela Univ. S. Francisco, e em Comunicação Social, pela Universidade Metodista de SP

Metodologia do Trabalho Científico- 32 horas 6. Maria Beatriz BressanMestre em Educação  – UFSCarGraduação em Pedagogia – UFSCar
B – FORMAÇÃO ESPECÍFICA: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – 300 horas
Fundamentos Biológicos e Psicológicos das Deficiências– 32 horas 2. Gisele Zoppellari Iori
Aspectos da Saúde Aplicados à Educação da pessoa dom Deficiência Intelectual – 32 horas 7. Lívia Lucena de Medeiros CapelattoDoutor em Neurologia – UNICAMPEspecialização: Residência Médica em Neurofisiologia, em Neuropediatria e em Pediatria

Graduação em Medicina – Univ. Federal do Rio Grande do Norte

Tecnologias Assistivas Facilitadoras do Processo de Aprendizagem na Educação Especial – Área Deficiência Intelectual – 36 horas 1. Luciana Teófilo Santana 
Arte e Ludicidade Aplicada à Deficiência Intelectual – 32 horas 8. Ana Maria Paes Leme CarrijoMestre em Educação – UNESPEspecialização em Musicoterapia (c/h: 460h) – Conservatório Brasileiro de Música, CBM/CEU

Graduação em Educação Artística – Universidade Federal de Uberlândia

Desenvolvimento e Psicomotricidade para Crianças com Deficiência Intelectual – 32 horas 9. Rodrigo Fabrizzio InácioDoutor e Mestre em Biologia Celular e Estrutural – UNICAMPGraduação em Fisioterapia – Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal
Conhecimento do Mundo Físico e Social Aplicado à Pessoa com Deficiência Intelectual – 36 horas 4. Fábia Cristina Hildebrand Pastori
Alfabetização de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Intelectual – 36 horas 3. Lucimara Fernandes 
Deficiência Intelectual e Desenvolvimento dos Conceitos Matemáticos – 32 horas 10. André Ferreira de AlmeidaMestre em Educação – Universidade Estadual PaulistaGraduação em Licenciatura em Matemática – Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, FCL, Brasil

Graduado em Licenciatura em Ciências – Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, FCL, Brasil

Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual: Escola, Família e Sociedade -32 horas 11. Raquel Gonçalves OctávioDoutor em Educação – UNICAMPMestrado em Educação – Univ. São Francisco

Graduação em Pedagogia – Faculdade Casa Branca

Estágio Supervisionado
Estágio Supervisionado em Educação Especial: Deficiência Intelectual – 100 horas 12. Karina Fabiana MaganhaEspecialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (c/h: 500h) – Faculdades Integradas Einstein de LimeiraEspecialização em Educação Especial Inclusiva – Faculdade Casa Branca

Graduação em Pedagogia – Centro Educacional Anhanguera

Carga Horária Total do Curso: 600 horas

 

COORDENAÇÃO

Prof. MS. Edna Florentino Diogo (Currículo Lattes)

 Mestre em Educação Escolar, Especialista em Estudos Literários.

 

INVESTIMENTO

  • Taxa de matrícula: R$350,00
  • Valor sem desconto:  30x R$300,00
  • Valor para conveniados ou ex-alunos: 30 parcelas de R$280,00

 

Clique aqui para fazer a sua inscrição!

 

CONTATO

Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação
De segunda à quinta-feira das 13h às 22h, sextas-feiras das 13h às 21h e sábados das 8h às 12h
Telefone: (19) 3837-8505
E-mail: posgraduacao@faj.br ou atendimentopos@faj.br

 

INSCRIÇÕES

IMPORTANTE

O aluno deverá apresentar no 1º dia de aula uma cópia simples do comprovante de endereço atual, do RG e do CPF, assim como o comprovante de pagamento do curso, sob pena de ter a matrícula cancelada.

 

NORMAS

  1. A formação de turmas está condicionada a um número mínimo de alunos;
  2. A matrícula será efetivada pela ordem de inscrição (pagamento dos boletos); quando o número de inscritos exceder o número máximo de vagas previsto, haverá devolução da parcela paga aos candidatos excedentes;
  3. Não haverá devolução da taxa de inscrição, exceto no caso da não formação de turma;
  4. A matrícula será concretizada a partir da apresentação da documentação exigida conforme prazos estipulados em cada curso e do pagamento da parcela única ou primeira parcela;
  5. Nos cursos que tiverem o investimento parcelado, os certificados serão emitidos pela Secretaria Geral somente após o pagamento da última parcela.
  6. No caso de desistência do curso, o aluno deverá se manifestar através de requerimento, evitando cobranças futuras, juros e/ou multas. A ausência do aluno às aulas não exclui a obrigatoriedade de pagamento das parcelas, caso não tenha requerido a desistência.

 

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CONTATO

Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação
De segunda à quinta-feira das 13h às 22h, sextas-feiras das 13h às 21h e sábados das 8h às 12h
Telefone: (19) 3837-8505
E-mail: posgraduacao@faj.br ou atendimentopos@faj.br

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