SOBRE

Em 2015 o curso da Faculdade de Jaguariúna – FAJ foi avaliado como o melhor da Região Metropolitana de Campinas – RMC, de acordo com o Ranking Universitário Folha – RUF. Renovação de Reconhecimento pelo MEC, conforme Portaria Ministerial nº 703, publicada no Diário Oficial da União em 19/12/2013.   O Curso de Psicologia da FAJ tem como objetivo formar profissionais capazes de diagnosticar, planejar, executar e avaliar necessidades de intervenção psicológica em diferentes contextos. Assim, o projeto pedagógico está voltado para a prática profissionalizante desde o início do curso e visa garantir uma formação pluralista e abrangente da área, propiciando o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo e uma atuação pautada em princípios éticos. O Curso de Psicologia da FAJ oferece duas ênfases para a formação do profissional de Psicologia:

  • Psicologia e Processos de Prevenção e Atenção à Saúde: busca preparar mais intensivamente o psicólogo para atuar em diferentes instituições que prestam serviços de saúde, em diferentes níveis, ampliando o conceito de atuação clínica tradicional.
  • Psicologia e Processos de Gestão: focaliza a compreensão e capacidade de intervenção do psicólogo sobre as práticas de gestão do trabalho, em distintos contextos em que estas se concretizam.

 

OBJETIVOS

O Curso de Psicologia da FAJ tem como objetivo formar profissionais capazes de diagnosticar, planejar, executar e avaliar necessidades de intervenção em diferentes contextos, possibilitando a superação de problemas e dificuldades que comprometem os indivíduos, grupos, organizações e comunidade, permitindo a promoção da saúde e qualidade de vida. O projeto pedagógico está voltado para a prática profissionalizante e visa garantir uma formação pluralista e abrangente da área, propiciando o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo e uma atuação pautada em princípios éticos.  

QUALIFICAÇÃO NO MERCADO

2015

O curso da Faculdade de Jaguariúna – FAJ foi avaliado como o melhor da Região Metropolitana de Campinas – RMC, de acordo com o Ranking Universitário Folha – RUF.

2013

O curso da Faculdade de Jaguariúna alcançou a nota 3 no ENADE/2012, se classificando em 28° lugar no Brasil, 9° lugar no estado de São Paulo e 2° lugar na Região Metropolitana de Campinas.

DIFERENCIAIS

  • Nota 4 no último Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE);
  • Nota 5 no MEC:  qualificação em processo de reconhecimento de curso;
  • Matriz curricular acompanha a atualização e dinamismo das necessidades da sociedade contemporânea;
  • Corpo docente titulado e reconhecido no mercado profissional, com atuação em diferentes contextos na área de Psicologia;
  • Atenção da equipe de docentes às necessidades do aluno, através de vínculos de confiança e comprometimento com a qualidade do processo de aprendizagem.
  • Aprendizado acontece na prática:
  • Laboratórios especializados para as práticas  iniciais do estudante de Psicologia;
    Práticas de estágio acontecem em ordem crescente de complexidade ao longo do curso. As atividades básicas e iniciais evoluem gradativamente oferecendo oportunidades para que o estudante alcance uma atuação profissional autônoma e responsável em sua graduação.   O acompanhamento e orientação dos docentes são presentes em todo o processo de estágios práticos;O Serviço-Escola de Psicologia funciona em ambiente técnico – especializado e interdisciplinar, quando   oportunidades de práticas  abrangentes,  através de diferentes programas, são oferecidas.  Alguns exemplos:Programa Melhor em Casa,  em parceria com a Prefeitura de Jaguariúna, Programa de Orientação Profissional, Grupo de Apoio a Pretendentes à Adoção em parceria com o Fórum de Jaguariúna, Psicoterapia Individual e em Grupo, para crianças, adolescentes e adultos;Convênios e parcerias com instituições públicas e privadas para desenvolvimento de estágios;
    Utilização e inovação de metodologias de ensino-aprendizagem em que o estudante é protagonista do seu processo de formação profissional;
  • Psicólogos formados na FAJ são prontamente absorvidos pelo mercado de trabalho público e privado, nacional e internacional, em empresas, hospitais de referência, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), clínicas e instituições  para atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos, entre outros;
  • Estudantes de Psicologia FAJ  ocupam primeiras posições em concursos públicos, como no  Hospital do CAISM (Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental ) da UNICAMP,  Hospital das Clínicas da USP e em outras áreas de Psicologia;
  • Apoio de Programas Acadêmicos para aprendizado de idiomas, facilitando leituras científicas e ambientação do estudante para vivências no exterior.
  • Realização de pesquisa científicas e publicações em revistas e congressos de amplitude nacional e internacional.
  • Todo esse diferencial de infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica possibilitou ao curso obter nota máxima no processo de reconhecimento.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O profissional de Psicologia encontra oportunidades diversificadas no mercado de trabalho e pode contribuir em várias áreas de conhecimento, possibilitando a cada campo uma gama infinita de descobertas sobre o homem e seu comportamento, sobre o homem e suas relações.
O campo de atuação do profissional de Psicologia vem se ampliando e novas áreas têm surgido. O psicólogo possui atualmente várias possibilidades de atuação como: Centros de saúde, ambulatórios, hospitais, CAPS (centro de atenção psicossocial), clínicas, “home care” (atendimento domiciliar), centros de reabilitação, escolas, empresas e associações de trabalhadores, consultorias, presídios, fóruns, CRAS (centro de referência da assistência social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) agências de publicidades, trânsito, esporte, atividades de ensinos, extensão e pesquisa, entre outras.

INVESTIMENTO

R$ 1.172,80 (valor para pagamento até o 1º dia útil de cada mês)

Consulte o valor para Convênio-Empresa.

Valores válidos para mensalidades referentes ao ano 2017

 

CONTATO

COORDENAÇÃO
Prof.ª Dr.ª Vanessa Cristina Cabrelon Jusevicius
Experiência profissional
E-mail: psicologia@faj.br
Telefone: (19) 3837-8500 R 509

NOTÍCIAS

GALERIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PRÓXIMOS EVENTOS

junho

Nenhum evento

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful