SOBRE

Em 2015 o curso da Faculdade de Jaguariúna alcançou a nota 3 no ENADE/2014, se classificando em 73° lugar no Brasil, 8° lugar no estado de São Paulo e 1° lugar na Região Metropolitana de Campinas.
O curso da Faculdade de Jaguariúna – FAJ foi avaliado como o 2° melhor da Região Metropolitana de Campinas – RMC, de acordo com o Ranking Universitário Folha – RUF.

Reconhecimento pelo MEC, conforme Portaria Ministerial nº 604, publicada no Diário Oficial da União em 20/11/13. Nota no ENADE: 3.

BAIXE PROJETO PEDAGÓGICO ENGENHARIA AMBIENTAL

 

O curso de Engenharia Ambiental da Faculdade de Jaguariúna está estruturado de forma a integrar conhecimentos básicos de diversas áreas do conhecimento que, até então, estiveram presentes de forma setorizada na formação de biólogos, engenheiros químicos, engenheiros florestais, engenheiros agrônomos, engenheiros sanitaristas, geólogos, geógrafos, e na formação de profissionais das ciências sociais aplicadas, da sociologia, do direito, da administração e da economia.
Cabe destacar que as engenharias tradicionais formam especialistas, já a Engenharia Ambiental, por seu perfil multi-poli-transdisciplinar, integra diferentes áreas do conhecimento, formando um profissional generalista, com visão mais ampla e holística para lidar com questões ambientais diversificadas e para buscar atender a um dos maiores desafios da atualidade, o desenvolvimento sustentável.

 

OBJETIVOS

Definir uma política pedagógica para formação do Engenheiro Ambiental, de modo a atender às demandas da sociedade com vistas às políticas de desenvolvimento nacional, com base nos conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais visando o desenvolvimento sustentável.

Como principais objetivos específicos oriundos dos objetivos gerais colocados, podem ser citados:

Qualificar Engenheiros Ambientais e torná-los aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade;

Desenvolver o potencial de visão crítica e de raciocínio criativo;

Preparar o egresso para a profissão e para o auto aprimoramento, mediante formação contínua;

Despertar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional, integrando os conhecimentos que adquiridos numa estrutura intelectual sistematizada do conhecimento;

Incentivar a prática da pesquisa e investigação científica, procurando o entendimento do homem e do ambiente em que vive; estimular o conhecimento dos problemas regionais, nacionais e do mundo globalizado, para a prestação de serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de respeito e reciprocidade;

Promover a divulgação de conhecimentos técnicos e científicos;

Promover a extensão, aberta à participação da comunidade, visando a difusão das conquistas e benefícios advindos da pesquisa científica e tecnológica e das ações comunitárias.

 

DIFERENCIAIS


  • O curso forma profissionais  capacitados para oferecer respostas adequadas e rápidas para as complexas demandas das empresas nacionais,  localizadas em zonas urbana e rural, referentes ao PROTOCOLO DE LICENCIAMENTO OBRIGATÓRIO junto aos órgãos nacionais competentes de saneamento ambiental;
  • Matriz curricular com disciplinas voltadas para aplicação prática, realizada em laboratórios de hidráulica, sistemas de tratamento de efluentes líquidos e gasosos, tratamento de resíduos sólidos, microbiologia e ciências biológicas, biotecnologia, manejo e conservação do solo e desenvolvimento de energias renováveis.
  • Participação ativa e integrada dos alunos nos eventos de aprendizagem: SEMEA (Semana do Meio Ambiente), Semana da Engenharia Ambiental, Projeto CONSAR (convênio entre Prefeitura de Jaguariúna e FAJ para levantamento das propriedades rurais e investimentos em saneamento rural), Projeto Social Sustenta Essa  (propostas de soluções de baixo custo para saneamento, produção de energia renovável, compostagem e horta orgânica para sustento da e pela comunidade de Jaguariúna e região).
  • Projetos tecnológicos e científicos são realizados no CENTRO DE PESQUISA AMBIENTAL E AGROPECUÁRIA (CPAA) da FAJ, localizado no bairro Tanquinho Velho, município de Jaguariúna.
  • Corpo docente com alta experiência no mercado real de trabalho do Engenheiro Ambiental,  transferindo conhecimento e dados empresariais aos alunos;
  • Desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos para atuação autônoma, responsável e ética nas exigências de mercado de trabalho, em âmbito econômico nacional e internacional, que envolve a atuação efetiva do engenheiro ambiental;
  • Parcerias FAJ com:
    – Órgão de desenvolvimento e pesquisa de tecnologia para agropecuária – EMBRAPA – Unidade  Meio Ambiente;
    – Prefeituras municipais da região: Jaguariúna, Pedreira, Artur Nogueira, Itapira, entre outras;
    – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Jaguariúna;
  • Mercado de trabalho absorve prontamente, em dimensão regional e nacional (no Pará, por exemplo), Engenheiros Ambientais FAJ, para atuação em empresas, consultorias, áreas de licenciamento ambiental, gestão, saneamento e segurança do trabalho.
  • Incentivo para participação em programas de iniciação, pesquisas e viagens científicas, tais como:
    – Graduando  selecionado para intercâmbio como bolsista no  Programa Ciências Sem Fronteiras, na Irlanda – Europa;
    – Alunos ocuparam, em 2016,  primeiras posições em Congresso de Iniciação Científica – CONIC;
    – Alunos  participam  do ENIC – Encontro de Iniciação Científica, ampliando a perspectiva de desenvolvimentos como estudantes e a formação de novos pesquisadores.

RECONHECIMENTOS

2015

O curso da Faculdade de Jaguariúna alcançou a nota 3 no ENADE/2014, se classificando em 73° lugar no Brasil, 8° lugar no estado de São Paulo e 1° lugar na Região Metropolitana de Campinas.
O curso da Faculdade de Jaguariúna – FAJ foi avaliado como o 2° melhor da Região Metropolitana de Campinas – RMC, de acordo com o Ranking Universitário Folha – RUF.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Destaca-se que a atuação do engenheiro ambiental, analogamente, a outros profissionais com atuação no campo das ciências ambientais, deverá, sempre que se faça necessário, compor equipes multidisciplinares. Assim o mercado de trabalho para estes profissionais é representado por diferentes níveis da administração pública e privada, como:
Centros de pesquisa nos níveis federal, estadual e municipal;
Órgãos executores de gerenciamento e controle de meio ambiente nos níveis federal, estadual e municipal;
Agências reguladoras de água, energia e vigilância sanitária;
Universidades públicas ou privadas e demais estabelecimentos de ensino;
Comitês e agências de bacias hidrográficas;
Indústrias com atuação nas mais variadas atividades;
Empresas de consultoria e de prestação de serviços e;
Profissional autônomo.

DISCIPLINAS

ACESSE O PDF

INVESTIMENTO

R$ 1.120,80 (valor para pagamento até o 1º dia útil de cada mês)

Consulte o valor para Convênio-Empresa.

Valores válidos para mensalidades referentes ao ano 2016

 

CONTATO

COORDENAÇÃO
Prof.ª Claudia Vaamonde
E-mail: engambiental@faj.br
Telefone: (19) 3837-8500 R 519

NOTÍCIAS

GALERIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PRÓXIMOS EVENTOS

junho

Nenhum evento

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful