Faculdade Jaguariúna
Autorizado pelo MEC, conforme Portaria Ministerial nº 973, publicada no Diário Oficial da União, em 08/12/2015.

Apresentação

A Faculdade de Jaguariúna - FAJ vem trabalhando com processos que utilizam-se de ferramentas e metodologias do Ensino a Distância desde 2005, com a instalação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (na época, Teleduc) para fazer a interface entre professor, conteúdo e estudante dentro e fora da sala de aula, propiciando, desde então, que o conteúdo estivesse disponível para o estudante a qualquer momento. A partir daí, diversos processos foram implementados, como as Avaliações Integrativas On-line, Cursos de Formação Docente, Cursos de Extensão e treinamentos administrativos. Em 2007, o Ambiente Virtual de Aprendizagem passou a ser o Moodle (utilizado até hoje). Em 2012 a IES começou a oferecer, para alguns cursos, até 20% de sua carga horária em disciplinas ofertadas a distância. Esse caminhar deu à FAJ maturidade para chegar em 2016 preparada para oferecer seu primeiro curso na modalidade EaD.
O Curso em Gestão de Recursos Humanos é um curso dinâmico, eficiente, motivador, moderno e com currículo totalmente baseado em competências e habilidades.
O desenvolvimento de seu Projeto de Vida é peça fundamental da metodologia de ensino empregada. Esse projeto possui um caráter dinâmico é construído e aperfeiçoado a todo o momento durante o curso, momentos esses em que os estudantes terão a possibilidade de verificar qual a contribuição efetiva dada pelo curso em prol de se alcançar o objetivo esperado e planejado desde o primeiro semestre.

“Esse caminho seguro nos dá a certeza de que estamos iniciando uma nova fase com um alicerce bem construído e com a garantia aos nossos estudantes de que, embora estejamos oferecendo um curso em uma nova modalidade de ensino, a qualidade permanece a mesma e os cursos on-line contam com a mesma estrutura que dá suporte aos cursos presenciais, tanto em relação a recursos técnicos quanto a pessoal.” – Prof Silvio Petroli Neto– Gestor do CIAD (Centro de Inovação e Aprendizagem Digital)

Material Didático

Entendemos que o material didático utilizado para EaD configura-se a partir de um conjunto de mídias através das quais os conteúdos são apresentados de forma dialógica e contextualizada, oportunizando uma aprendizagem mais significativa. A IES oferece aos seus alunos o que segue:
AVA: É relevante destacar que, para nós, o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), por si só, é um profícuo ambiente didático cuja finalidade também é proporcionar que os alunos, vivenciando as experiências de aprender através das ferramentas e recursos nele disponibilizados, aprendam para a vida.
VIDEOAULAS: Produção de vídeo onde um professor da área demonstra conceitos e técnicas, complementando de forma didática o conteúdo que o aluno encontra no material impresso. Permite ao aluno assistir as aulas em casa ou no seu trabalho, através de seu computador.
LIVRO DIGITAL: Escrito por professor especialista na área do curso, segue uma linguagem dialógica acessível, direta, simples e uniforme. Os recursos de texto e os gráficos melhoram significativamente a estética do material e ajudam a manter o interesse pela leitura e atenção pelo objeto de estudo.
QUIZ: A cada unidade, conforme o plano de tutoria previamente estruturado pelo professor-tutor, podem ser ofertados exercícios que oportunizam ao estudante uma auto-avaliação da aprendizagem e, ao professor-tutor, o acompanhamento de sua jornada de aprender.
MATERIAIS/ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Significativamente importante, o espaço reservado à proposição de atividades complementares ou materiais didáticos, mantendo professores, tutores e alunos conectados a contextos do dia a dia.
Pela importância do material didático e para que esteja em consonância com o projeto pedagógico, optou-se por trabalhar com material didático próprio. Assim, o professor é contratado para a elaboração do conteúdo seguindo o programa proposto para a disciplina e sua carga horária. O material é entregue em forma de apostila (aproximadamente 1,5 páginas por hora da disciplina) e de slides contendo a apresentação dos conceitos de forma didática e visual, além de indicação das narrações a serem realizadas em cada um. Toda disciplina é dividida em 5 módulos, contendo 50 slides cada, o que padroniza o processo e facilita a gerência de tempo por parte do aluno.

Metodologia

A metodologia de ensino desenvolvida no curso está baseada na interação entre a reflexão teórica e vivência profissional, que visa levar o aluno a desenvolver as habilidades de compreensão, análise, comparação e síntese das informações gerando autonomia para propor soluções baseadas em análises críticas.
Na Modalidade EaD, o estudante escolhe, dentro de um conjunto de disciplinas permitidos, até 3 disciplinas para cursar simultaneamente e passa, a partir daí, a ter acesso ao conteúdo dessas disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A partir do momento que o estudante sentir-se apto a realizar avaliação, ele faz o requerimento e, na próxima data possível (as avaliações acontecem mensalmente), realiza a avaliação da disciplina. Obtendo rendimento suficiente, o estudante libera a disciplina de sua grade e pode, então, escolher nova disciplina. Com isso o estudante pode fazer a gestão de sua progressão no curso, seguindo um ritmo que melhor seja coerente às suas necessidades.
Além das disciplinas, a cada estudante é atribuído um projeto, sendo o primeiro, a construção de seu projeto de vida, usando modernas metodologias de desenvolvimento de projetos (Design Thinking) que permitem a cada estudante traçar um conjunto de ações que o levem a seu objetivo. O projeto de vida, além de ser uma ferramenta poderosa para ajudar os estudantes a alcançar seus objetivos, vem ao encontro da visão da Faculdade de Jaguariúna:
“Promover a educação socialmente responsável, com alto grau de qualidade, propiciando o desenvolvimento dos PROJETOS DE VIDA de seus alunos.”
Os demais projetos dizem respeito à competências e habilidades necessárias à formação do profissional com a qualidade que os cursos da FAJ proporcionam. Dessa forma, as disciplinas estão divididas em Módulos, segundo competências e habilidades trabalhadas por tais disciplinas e necessárias ao curso de Gestão em Recursos Humanos e a cada um desses módulos é atribuído um projeto que trabalhe os conteúdos necessários para o desenvolvimento das competências e habilidades pretendidas.
Cada projeto possui 5 encontros presenciais, acompanhados por professores do curso, no qual os estudantes desenvolverão suas atividades de forma supervisionada e usando metodologias ativas de aprendizagem (as mesmas utilizadas em grandes universidades, como em Harward, por exemplo).
Sendo 4 projetos no decorrer do curso, com 5 encontros presenciais cada um, os encontros presenciais ocorrem aproximadamente uma vez por mês no período em que o estudante estiver matriculado. Nesses mesmos encontros presenciais o estudante que se sentir apto pode agendar a realização da avaliação da disciplina que estiver cursando, não sendo necessário que ele vá até ao polo apenas para realizar avaliações.
Para que esta filosofia educativa seja implementada, são adotadas as seguintes práticas didático-pedagógicas:
• Exposições de conteúdo através de Apostilas e Aulas Multimídia no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem);
• Exposições e discussões através de vídeo conferência utilizando WIZIQ;
• Discussões e debates promovidos em fóruns;
• Ciclos de estudos;
• Projetos interdisciplinares (Em grupos e individuais);
• Participação em Projetos Sociais;
• Produção e realização de Estudo de Caso;
• Pesquisas bibliográficas e empíricas com cunho científico;
• Visitas técnicas a empresas, organizações não governamentais (ONG´s), propriedades rurais, entre outras.
• Desenvolvimento de resenhas e resumos;
• Exercícios de fixação de conteúdo.
Parte-se da concepção de que um ensino eficaz deve ser de qualidade e, portanto, organizado em função dos alunos aos quais é dirigido de forma a assegurar que o tempo concedido para o trabalho em sala de aula seja efetivamente dedicado à aprendizagem.

Interação

São mecanismos de interação disponíveis aos estudantes das disciplinas ofertadas pela metodologia EaD ou semipresencial:
- Dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem:
- Fórum de Discussões;
- CHAT;
- Mensagens;
- E-mails;
- Wiki;
- Questionários;
- Portfólios;
- Videoconferência.

A IES conta, ainda, com outros recursos:
- Telefone;
- Portal da Instituição;
- Projetores;
- TV e vídeo;
- Informativos diversos veiculados por todos os meios possíveis dentro da IES e dos polos.

Disciplinas

Acesse o PDF

Mensalidade

R$ 250,00 (valores promocionais para os primeiros 100 alunos do curso)
Valores válidos para mensalidades referentes ao ano 2016

Contato

COORDENAÇÃO
PROF.ª MS. Mylene Dias Rezende
Experiência profissional
E-mail:  rh.ead@faj.br
Telefone: (19) 3837-8500 R. 551

Inscreva-se

Inscrição através da página vestibular.poliseducacional.com.br/Inscricao.aspx?inst=faj
Notícias do Curso
Não há notícias cadastradas!
© 2013. Todos os direitos reservados