Faculdade Jaguariúna
Graduação
Enfermagem
Turno: Noturno e Diurno
Duração: 10 Semestres
Reconhecido pelo MEC, conforme Portaria Ministerial nº 3.469, publicada no Diário Oficial da União em 10/10/05. Nota no ENADE: 4.

Apresentação

O profissional de enfermagem, ao contrário do que muitos pensam, não encontra mercado de trabalho somente dentro dos hospitais ou postos de saúde. Ele pode atuar como integrante da área de saúde de empresas, cuidar de pessoas em tratamento em casa e em laboratórios junto aos farmacêuticos na elaboração de implementos científicos que melhorem a eficácia dos tratamentos médicos. Também pode atuar em programas como o Saúde da Família e em equipes que façam a vigilância sanitária de empresas, escolas e outros estabelecimentos comerciais. Pode ainda se especializar na área acadêmica, produzindo artigos que visem contribuir de alguma forma para a evolução no tratamento dos pacientes, a partir do estudo de casos. Para quem deseja especializar-se, há a opção de dar aulas nas universidades de enfermagem espalhadas pelo país.

O profissional de enfermagem trabalha em conjunto com o profissional de medicina para que o tratamento dos pacientes seja o mais efetivo e humano possível. O enfermeiro é sempre peça chave em todas as equipes de saúde. Como tem um contato direto com o paciente e o seu estado de saúde, ele faz a ponte entre os médicos, os administradores, os auxiliares de enfermagem, os psicólogos e os nutricionistas, trabalhando como integrador de equipes multidisciplinares.

Para que possamos formar profissionais com esse perfil temos como diferencial, na FAJ, um curso atual, democrático e teórico/prático, possibilitando aos alunos desenvolverem na prática toda a teoria ofertada em sala de aula desde o 1º semestre do curso. Várias condições se conjugam para que possamos ter um grande diferencial: corpo docente formado por mestres e doutores em sua maioria; além de laboratórios para realização das aulas práticas das disciplinas básicas (Anatomia, Bioquímica, Ciências Morfológicas, Parasitologia e Imunologia).

Quanto às aulas práticas de campo e estágios, temos parcerias com várias secretarias de Saúde, hospitais como Mário Gatti, Hospital das Clínicas da Universidade de Campinas (Unicamp), Estratégia de Saúde da Família em Pedreira, Hospital Amigo da Criança no município de Itapira, Lar Feliz, Raízes da Vida, entre outros, buscando os melhores locais para atender o momento adequado do aprendizado, campos esses que contribuem com a construção de um conhecimento sólido, ético e interdisciplinar de nossos alunos. Também temos a Interclínicas, campo de excelência onde os alunos desenvolvem ações de Promoção da Saúde, Prevenção da Doença, Diagnóstico Precoce, Tratamento Oportuno e Reabilitação. Além disso, atuam em Home Care em parceria com a Prefeitura de Jaguariúna com seus setores.

O projeto pedagógico do Curso de Enfermagem da FAJ garante uma formação exemplar e o acesso às vagas mais concorridas do mercado de trabalho.

Objetivos
O Curso de Graduação em Enfermagem da FAJ tem por objetivo formar enfermeiros com competência técnica, científica, humanista, social, política e ética, capazes de desenvolver o raciocínio epidemiológico e clínico investigativo; agir de forma crítica e reflexiva; atuar na promoção, recuperação e reabilitação da saúde e prevenção de doenças do indivíduo, do grupo familiar e da coletividade nos diferentes níveis de atenção, intervindo na realidade de forma a transformá-la.

Diferenciais
Interclínicas FAJ: um campus inteiro dedicado à área da saúde, contemplando uma Unidade Básica de Saúde, com o modelo da estratégia da Saúde da Família em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna, proporcionando estágio aos alunos e atividades práticas inerentes à área, desde o início do curso.
Laboratórios de Anatomia, Bioquímica, Ciências Morfológicas I, Ciências Morfológicas II, Parasitologia e Imunologia.
Parcerias com secretarias de saúde e hospitais da região, como Unicamp e Mario Gatti, para disponibilização de estágio nos diversos setores e a realização de aulas práticas in loco.
Projeto Bem Estar e Qualidade de Vida: alunos levam orientação sobre manutenção e melhoria da qualidade de vida para a população em geral e funcionários de empresas parcerias.

Área de Atuação

Hospitais públicos e privados.
Integrante da área de saúde de empresas.
Cuidar de pessoas em tratamento em casa e em laboratórios junto aos farmacêuticos na elaboração de implementos científicos que melhorem a eficácia dos tratamentos médicos. Atuar em programas como o Saúde da Família e em equipes que façam a vigilância sanitária de empresas, escolas e outros estabelecimentos comerciais.
Área acadêmica, produzindo artigos que visem contribuir de alguma forma para a evolução no tratamento dos pacientes, a partir do estudo de casos. Para quem deseja especializar-se, há a opção de dar aulas nas universidades de enfermagem espalhadas pelo país.

Disciplinas

1º Semestre
Anatomia humana I
Bioquímica I
Ciências morfológicas I
Ciências sociais em saúde
Educação e atenção integral a saúde I
Enfermagem no contexto histórico da atenção a saúde
Nutrição e saúde
Semiologia e semiotécnica de enfermagem I

2º Semestre
Anatomia humana II
Bioquímica II
Ciências morfológicas II
Educação e atenção integral a saúde II
Fisiologia humana I
Metodologia do trabalho científico
Saúde coletiva I
Semiologia e semiotécnica de enfermagem

3º Semestre
Atividades complementares I
Bioestatística
Comunicação e relacionamento interpessoal I
Educação e atenção integral a saúde III
Farmacologia I
Fisiologia humana II
Imunologia
Microbiologia geral
Parasitologia
Semiologia e semiotécnica de enfermagem III

4º Semestre
Comunicação e relacionamento interpessoal II
Controle e prevenção de doenças transmissíveis
Educação e atenção integral a saúde IV
Epidemiologia
Farmacologia aplicada à enfermagem
Farmacologia II
Patologia geral
Práticas integrativas e saúde sustentável
Sistematização da assistência de enfermagem

5º Semestre
1º Ciclo de vida: saúde do recém-nascido, criança e adolescente I
2º Ciclo de vida: saúde da mulher I
Educação e atenção integral a saúde V
Saúde coletiva II
Sáude mental

6º Semestre
1º Ciclo de vida: saúde do recém-nascido, criança e adolescente II
2º Ciclo de vida: saúde da mulher II
Análises clinicas, laboratoriais e imagem
Bioética
Educação e atenção integral a saúde VI
Linguagem e escrita no campo da saúde

7º Semestre
3º Ciclo de vida: saúde do adulto
Atividade complementar II
Educação e atenção integral a saúde VII
Gestão e atenção básica de saúde
Gestão e empreendedora
Projeto de pesquisa I
Saúde do trabalhador
Violência, saúde e gênero

8º Semestre
3º Ciclo de vida: saúde do adulto II
4º Ciclo de vida: saúde do idoso
Atenção pré-hospitalar, urgência e emergência
Atividade complementar II
Educação e atenção integral a saúde VIII
Enfermagem em centro cirúrgico e central de material
Gestão de serviço hospitalar
Projeto de pesquisa II

9º Semestre
Estágio supervisionado I
Estudos avançados em enfermagem I
LIBRAS
Trabalho de conclusão de curso I

10º Semestre
Estágio supervisionado II
Estudos avançados em enfermagem II
Trabalho de conclusão de curso II

Mensalidade

MENSALIDADE
R$ 743,00 (valor para pagamento até o 1º dia útil de cada mês)
R$ 928,75 (valor sem descontos)
Consulte o valor para Convênio-Empresa.
Valores válidos para mensalidades referentes ao ano 2015

Contato

COORDENAÇÃO
Prof.ª Lucia Penna
E-mail: enfermagem@faj.br
Telefone: (19) 3837-8500 Ramal 592

Galeria

© 2011. Todos os direitos reservados