Faculdade Jaguariúna
Graduação
Enfermagem
Turno: Noturno
Duração: 10 Semestres
Renovação de Reconhecimento pelo MEC, conforme Portaria Ministerial nº 246, publicada no Diário Oficial da União em 17/04/14. Nota no CC: 4.

Apresentação

Em 2015 o curso da Faculdade de Jaguariúna - FAJ foi avaliado como o 4° melhor da Região Metropolitana de Campinas - RMC, de acordo com o Ranking Universitário Folha – RUF.



O profissional de enfermagem trabalha com equipe multiprofissional para que a atenção dada às pessoas possa contribuir com a melhoria da qualidade de vida. O enfermeiro é um profissional, que em geral desempenha um papel de líder junto à equipe multiprofissional. Desempenham suas funções em distintos campos da área da saúde ou em outros espaços, com, indústrias, creches, escolas, homecare, entre outros.

Para que possamos formar profissionais com esse perfil temos como diferencial, na FAJ, um curso atual, democrático e teórico/prático, possibilitando aos alunos desenvolverem na prática toda a teoria ofertada em sala de aula desde o 1º semestre do curso. Várias condições se conjugam para que possamos ter um grande diferencial: corpo docente formado por mestres e doutores em sua maioria; além de laboratórios para realização das aulas práticas das disciplinas básicas (Anatomia, Bioquímica, Ciências Morfológicas, Parasitologia e Imunologia), e campos de aulas práticas e estágios em serviços de saúde que contribuem de maneira integral com a formação do aluno.

Objetivos
O Curso de Graduação em Enfermagem da FAJ tem por objetivo formar enfermeiros com competência técnica, científica, humanista, social, política e ética, capazes de desenvolver o raciocínio epidemiológico e clínico investigativo; agir de forma crítica e reflexiva; atuar na promoção, recuperação e reabilitação da saúde e prevenção de doenças do indivíduo, do grupo familiar e da coletividade nos diferentes níveis de atenção, intervindo na realidade de forma a transformá-la.

Diferenciais
Interclínicas FAJ: um campus inteiro dedicado à área da saúde, contemplando uma Unidade Básica de Saúde, com o modelo da estratégia da Saúde da Família em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna, proporcionando estágio aos alunos e atividades práticas inerentes à área, desde o início do curso.
Laboratórios de Anatomia, Bioquímica, Ciências Morfológicas I, Ciências Morfológicas II, Parasitologia e Imunologia.
Parcerias com secretarias de saúde e hospitais da região, como Unicamp e Mario Gatti, para disponibilização de estágio nos diversos setores e a realização de aulas práticas in loco.
Projeto Bem Estar e Qualidade de Vida: alunos levam orientação sobre manutenção e melhoria da qualidade de vida para a população em geral e funcionários de empresas parcerias.

Reconhecimentos

2015


O curso da Faculdade de Jaguariúna - FAJ foi avaliado como o 4° melhor da Região Metropolitana de Campinas - RMC, de acordo com o Ranking Universitário Folha – RUF.




Área de Atuação

Hospitais públicos e privados.
Integrante da área de saúde de empresas.
Cuidar de pessoas em tratamento em casa e em laboratórios junto aos farmacêuticos na elaboração de implementos científicos que melhorem a eficácia dos tratamentos médicos. Atuar em programas como o Saúde da Família e em equipes que façam a vigilância sanitária de empresas, escolas e outros estabelecimentos comerciais.
Área acadêmica, produzindo artigos que visem contribuir de alguma forma para a evolução no tratamento dos pacientes, a partir do estudo de casos. Para quem deseja especializar-se, há a opção de dar aulas nas universidades de enfermagem espalhadas pelo país.

Disciplinas

Acesse o PDF

Mensalidade

R$ 813,60 (valor para pagamento até o 1º dia útil de cada mês)
Consulte o valor para Convênio-Empresa.
Valores válidos para mensalidades referentes ao ano 2016

Contato

COORDENAÇÃO
Prof.ª Drª Celene Aparecida Ferrari Audi
E-mail: enfermagem@faj.br
Telefone: (19) 3837-8500 Ramal 592

Galeria

© 2013. Todos os direitos reservados