Curso de Veterinária recebe novos alunos com atividades inéditas e solenidade de juramento

Curso de Veterinária recebe novos alunos com atividades inéditas e solenidade de juramento
Por Bruno Felisbino
Este ano, os novos alunos da décima segunda turma do curso de Medicina Veterinária da FAJ foram recepcionados com atividades inéditas de integração ao ambiente acadêmico. Os condenáveis trotes deram lugar a ações de acolhimento junto com estudantes de outras turmas e, pela primeira vez, a realização de uma solenidade de juramento firmando o compromisso dos novatos com a medicina veterinária, algo feito pela primeira vez no início do curso entre todas as faculdades de veterinária do País.

Todos os alunos fizeram a leitura do Juramento do Estudante de Medicina Veterinária ( clique aqui para acessar o juramento), dando início a uma tradição diferenciada na FAJ, já que normalmente os estudantes só realizam o ato formal de compromisso com os padrões éticos e morais da profissão ao final do curso.

Eles também receberam o Código de Ética do Estudante de Medicina Veterinária e um poema que faz alusão à Oração ao Cadáver Desconhecido (presente nos laboratórios de Anatomia dos cursos de Medicina) ( clique aqui para acessar o arquivo). Vários pais que estavam presentes se emocionaram ao acompanhar o início desta nova e importante caminhada de seus filhos.

Boas-vindas
Uma aluna veterana fez uma breve apresentação do curso aos calouros, abordando a rotina acadêmica, o estímulo ao aprendizado e a necessidade do constante aperfeiçoamento pessoal. Além disso, destacou a acolhida que a FAJ proporciona a cada aluno, através dos canais de comunicação (Central de Atendimento, Docentes, Coordenação e Direção).

O diretor acadêmico da FAJ, Prof. Flávio Fernandes Pacetta, também conversou com os alunos sobre a importância do momento do ingresso na faculdade, colocando toda a estrutura da Instituição à disposição dos estudantes no que for preciso para seu desenvolvimento acadêmico. Os alunos ainda assistiram a uma palestra sobre o tema superação com o artista plástico e cadeirante Sérgio Nardini.

Visando aproximar os novos alunos da realidade do mercado de trabalho, o médico veterinário Dr. Felipe Soares Rocha, da HILLS, empresa parceira da FAJ, fez uma explanação sobre as possibilidades de atuação do profissional da área e os desafios da carreira. Ao final, os alunos receberam kits distribuídos pela empresa.

Integração sadia
Durante toda a primeira semana, as atividades de integração propostas pelos alunos do segundo ao quinto ano foram exemplos de integração saudável e vivência acadêmica plena. Os novos alunos puderam dar banho nos cães do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) sob a supervisão dos alunos de outras turmas, participaram de atividades na Mini-Fazenda, fizeram o casqueamento dos equinos no Hospital Veterinário, divertiram-se em um touro mecânico que a Instituição providenciou e, na sexta-feira, reuniram-se na quadra para jogar futebol e confraternizar.

“É uma grande satisfação poder proporcionar aos colegas uma recepção calorosa. Que esta tradição perdure e cresça a cada ano. Se cada um puder contribuir estendendo a mão àquele que chega, todos chegarão ao sonho almejado juntos, formando-se numa Instituição de nome, excelência e crescimento contínuo. Estudar na FAJ é a oportunidade de construir um futuro pessoal, profissional e institucional de excelência”, comentou a aluna do segundo ano Helen Van Leeuwen, uma das responsáveis pelas atividades de recepção aos calouros.

Campanha
Ainda como parte das atividades de início de ano, os alunos estão envolvidos em uma campanha de doação de ração para a ONG Xodó de Bicho, que trata de animais doentes e abandonados em Jaguariúna. Já foram feitas várias doações e a campanha continua com a participação aberta a todos os estudantes dispostos a colaborar.

“O vínculo entre colegas, docentes e a Instituição como um todo só foi fortalecido por essas inovações. Além da infra-estrutura, do projeto pedagógico que prevê aulas práticas desde o primeiro semestre, o convívio entre todos que estão na FAJ e a receptividade a cada ideia que possa contribuir para o crescimento acadêmico só valorizam ainda mais o potencial que o curso de Medicina Veterinária tem para se destacar por sua qualidade, progresso e ações sociais”, considera o diretor acadêmico, Prof. Flávio Pacetta.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful