Curso de Enfermagem da FAJ conquista nota 4 na avaliação do MEC

Curso de Enfermagem da FAJ conquista nota 4 na avaliação do MEC
Por Bruno Felisbino
O curso de Enfermagem da FAJ obteve nota 4, de um total de 5, no processo de reconhecimento realizado periodicamente pelo Ministério da Educação (MEC). Em agosto a Comissão de Avaliação de Cursos do MEC esteve na FAJ para avaliar as três dimensões do curso: organização didático-pedagógica, perfil do corpo docente e instalações físicas.O relatório final do MEC que classificou o curso de Enfermagem da FAJ com o conceito 4 foi recebido com muita alegria e satisfação pelos alunos, professores e coordenação do curso, que agora já estão mirando a nota máxima na próxima avaliação.

O aluno Matheus Monzani Perna, do 8º semestre do curso, fez questão de parabenizar o curso pela conquista em nome de sua turma. “Isso, para nós que logo estaremos nos formando, é de grande valia e, principalmente para quem está chegando, tenho certeza de que a próxima avaliação atingirá a nota máxima. Temos que agradecer a todos os alunos de outros semestres que participaram da avaliação e principalmente a Profa Celene Audi (ex-coordenadora) que vinha trabalhando para que isso acontecesse e também a nossa atual coordenadora, Profa. Aline Pergola, que foi a pessoa a certa a assumir esse curso”, afirmou.

Confira a seguir a entrevista com a coordenadora do curso de Enfermagem da FAJ, Profª Drª Aline Maino Pergola Marconato, sobre o resultado alcançado pelo curso na avaliação do MEC:

A que a sra. atribui a conquista da nota 4 do MEC?

Profª Aline Pergola – Acredito que o trabalho em equipe, envolvendo o setor administrativo, professores, coordenação e alunos, com o apoio da direção, foram e são essenciais para a obtenção desta nota. Quando trabalhamos com comprometimento, dedicação e responsabilidade sempre temos um bom retorno. Esta nota traduz todo este empenho que foi iniciado com a elaboração de uma matriz curricular composta por aulas diferenciadas e muita prática, seja em campo – diretamente no atendimento ao paciente – seja em nossos laboratórios.

Quais são os principais diferenciais do curso da FAJ?

Aulas práticas desde o primeiro semestre, com a utilização da infraestrutura da Interclínicas, campo de atendimento aos pacientes que oferece contato com uma equipe multidisciplinar; além de disciplinas que abordam temas atuais, tais como: Práticas Integrativas e Saúde Sustentável, Saúde do Trabalhador, Saúde do Idoso, entre outras.

Qual a importância do corpo acadêmico para a obtenção desta avaliação?

Esta nota é fruto do trabalho do corpo docente atual e do anterior, que trabalharam arduamente para consolidar uma matriz curricular diferenciada, além de propiciarem vivências práticas também durante as aulas teóricas em busca de uma formação profissional de excelência. É claro que o sucesso do corpo acadêmico também depende de toda a equipe administrativa, que nos atende da melhor maneira possível, e do apoio da direção.

Em relação às aulas práticas, qual o peso que elas têm para o processo de aprendizagem dos alunos?

As aulas práticas têm um peso enorme na formação do aluno, pois permite colocar em prática todo o conteúdo teórico aprendido em sala de aula. Ao atender um paciente e vivenciar a estrutura de funcionamento de um serviço de saúde o aluno pode, de fato, entender a teoria e como ela se aplica e é fundamentada a prática. Vivenciar os problemas na prática ajuda o aluno a ser um profissional crítico e reflexivo. Acreditando nisso, oferecemos atividades práticas desde o primeiro semestre, quando o aluno tem contato direto com o paciente na atenção básica à saúde e na atenção hospitalar. Nos dois últimos semestres, temos 800 horas de estágio supervisionado. À frente de tudo isso, contamos com professores-supervisores com vasta experiência profissional em sua área de atuação.

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful