Criador do projeto “Caronetas” realizará palestra na FAJ

Criador do projeto “Caronetas” realizará palestra na FAJ

Palestra marca a Semana Mundial da Mobilidade

Por Lucas Rocha Dal’Bó e colaboração da Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio

Palestra “Vai uma carona? O potencial dos Caronetas” está marcada para o dia 18 de setembro, às 19h, no anfiteatro do Campus II da Faculdade Jaguariúna. A palestra será ministrada pelo empresário Marcio Nigro, criador e responsável pelo projeto “Caronetas – Sistema de Caronas Inteligentes”. O evento será aberto para todos os alunos e comunidade.

Com a finalidade de comemorar a Semana Mundial da Mobilidade e o dia Mundial sem carro, que ocorrerá entre 16 a 22/09, a Direção da FAJ, da MAX PLANCK e a Coordenação do Projeto MASSUr, convidam a todos os alunos para participarem do evento e de se integrarem a essa experiência prática e sustentável.

Segundo a Profª Drª Ana Maria Girotti Sperandio, o aumento de carros circulando e sua utilização como principal meio de transporte, tem acarretado danos ao ambiente e à saúde dos indivíduos. Ressalta ainda a importância do desenvolvimento de políticas públicas locais que sensibilizem a população para necessidade de se pensar no bem coletivo, e que estimule o uso de transportes saudáveis e sustentáveis.

O Projeto de Mobilidade e Acessibilidade Sustentáveis em Saúde Urbana (MASSUr), desde 2011 vem estudando os fatores que facilitam a mobilidade nas Faculdades FAJ e MAX PLANCK e nos seus entornos. Em uma pesquisa realizada até junho deste ano, nas mesmas faculdades, com o objetivo de identificar que tipo de meio de transporte os alunos, professores e funcionários utilizam para se transporem dos seus destinos às faculdades, (bem como outras informações importantes pertinentes aos estudos do projeto MASSUr), verificou-se que a maior parte deles utilizam transporte motorizado próprio, isto é, carros ou motos (51,2%). Transportes coletivos como ônibus e vans, representam o total de 39,8%, os restantes declararam ir a pé, de bicicleta ou utilizam outro meio não especificado. Estes e outros dados e fatos, levantados através de estudo realizado pelo grupo GEMOBIAS – Grupo de Estudo de Mobilidade e Acessibilidade, indicou à FAJ e MAX PLANCK a necessidade de estimular novas possibilidades de transportes sustentáveis e viabilizar a parceria com Caronetas.

O projeto Caronetas (caronetas.com.br) visa reduzir substancialmente a quantidade de veículos em trânsito, melhorando assim, a qualidade de vida das pessoas e o meio ambiente. Com esse objetivo, mas cientes do fato de que “quem tem carro, tem custos”, o projeto promove mecanismos para facilitar essa divisão de forma diária.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful