Criador de site de compartilhamento de caronas fala aos alunos do Campus I

Criador de site de compartilhamento de caronas fala aos alunos do Campus I
Por Lucas Dal´Bó

Depois de apresentar suas ideias para um trânsito mais racional aos alunos e professores do Campus II da FAJ, no ano passado, o criador do site Caronetas, Marcio Nigro, esteve na quarta-feira, 25, no Anfiteatro do Campus I para compartilhar as experiências desenvolvidas pelo site e estimular os participantes da palestra a pensarem em novas formas de se locomoverem.

Nigro explicou à comunidade do Campus I como funciona o Caronetas – site fundado por ele que possibilita a troca de caronas dentro de empresas, instituições de ensino e centros comerciais de forma gratuita, cuja missão é “reduzir o trânsito das cidades, consolidando a carona como uma alternativa viável e parte da rotina dos brasileiros”.

A iniciativa é apoiada pelo Grupo de Estudos em Mobilidade e Acessibilidade para Cidades Saudáveis (GEMOBIAS) e pelo Projeto de Mobilidade e Acessibilidade Sustentáveis em Saúde Urbana (MASSUr), iniciativa desenvolvida pela FAJ em parceria com a Universidade de Michigan (EUA) que tem o objetivo de pesquisar e propor alternativas viáveis aos modelos de transporte utilizados atualmente.

O ato de compartilhar caronas, defende Nigro, traz um duplo benefício, que é colaborar para reduzir a circulação de veículos e consequentemente diminuir a poluição, o estresse e os congestionamentos nas ruas, ao mesmo tempo em que possibilita a ampliação das relações sociais, pois o site promove formas de encontro entre pessoas sem carro interessadas em pegar táxi ou mesmo ciclistas com medo de pedalar sozinhos.

Para dar maior segurança à carona, o cadastro de usuários do Caronetas é atrelado ao e-mail corporativo, nos convênios que faz com empresas, ou ao perfil de Facebook do “caroneiro”. “Embora o universo de pessoas aumente muito fora das empresas, recomendamos mais cuidado ao escolher os parceiros de carona nas redes sociais. Com um simples login de rede social, não temos como garantir que o usuário existe ou provar sua procedência, e caberá exclusivamente ao usuário a busca de informações antes do primeiro encontro. Por isso recomendamos sempre um primeiro encontro no local de trabalho, nunca em casa”, explicou o criador do site.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful