Copa do Mundo e Olimpíadas impulsionam oportunidades no Circuito das Águas

Por Caio Maroso, Arquiteto e Professor da FAJ

Com a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas 2016, o país se prepara para receber um grande número de turistas nos próximos anos. Ainda que se tenham dúvidas sobre as benesses que esses eventos podem trazer ao país, é consenso que a procura pelo Brasil como destino turístico vai aumentar, ou melhor, já está aumentando. As previsões para o período entre 2011 e 2014 são de aumento de 30% dos desembarques nacionais, crescimento de 55% de entradas internacionais e criação de 2 milhões de empregos formais e informais na área do turismo. Os dados são do CNT – Conselho Nacional de Turismo.

O Circuito das Águas Paulista, formado por Jaguariúna, Pedreira, Amparo, Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia e Socorro, é hoje um dos grandes atrativos turísticos do Estado e do País. Esse potencial deve crescer, visto que Jaguariúna e Águas de Lindóia foram escolhidas para serem subsedes e vão receber duas delegações para o tempo de aclimatação e treinamento das equipes. O Consórcio do Circuito acredita que muitos turistas serão atraídos por essa nova condição, beneficiando toda a região, e não apenas as cidades escolhidas.

Com grande destaque no turismo, atualmente a região recebe por volta de 7 milhões de visitantes por ano. Segundo Edson Rodrigo de Oliveira Cunha, diretor administrativo e gestor do Circuito das Águas, se for considerada uma média de 1.400 reais por visitante, o setor gera uma receita de quase 10 bilhões de reais por ano. Para atender a essa demanda a região possui quase 20 mil leitos em hotéis, pousadas e outros estabelecimentos do gênero.

A preparação do Circuito para os eventos da Copa já começou. Em agosto de 2012, foi criado o Comitê Regional para a Copa do Mundo 2014, que deve realizar reuniões frequentes e criar o plano de ação do grupo. No último mês de novembro o Consórcio participou da Expo Estádio, Expo Esporte e Sports Business 2012, e promoveu o Encontro de Negócios em Turismo, com parceria do Senac Itapira e do Escritório Regional do Sebrae-SP

Com a perspectiva da multiplicação dessa procura, motivada pela Copa do Mundo, existe forte demanda por profissionais capacitados e interessados em aproveitar a oportunidade. Para estes que desejam se preparar para atuar na área, a FAJ – Faculdade de Jaguariúna oferece os cursos de nível superior em Turismo e Gastronomia, além do curso de extensão “Circuito das Águas Paulista – Coordenação de Grupos”. A formação sólida e de qualidade é o que fará toda a diferença para o sucesso tanto do profissional quanto dos empreendimentos turísticos da região nos próximos anos. Mais informações no site da FAJ ou pelo telefone 0800 775 55 55.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful