CONVÊNIOS INTERNACIONAIS E ESTÁGIOS NO EXTERIOR

CONVÊNIOS INTERNACIONAIS E ESTÁGIOS NO EXTERIOR

A experiência internacional é um dos diferenciais oferecidos aos alunos de graduação e pós-graduação do Grupo Polis. Convênios com renomadas universidades estrangeiras abrem campos de estágio e intercâmbio para que os estudantes adquiram vivência no exterior e incluam um valioso diferencial no currículo. Veja alguns convênios internacionais firmados recentemente pelo Grupo Polis:

- Cornell University, universidade americana localizada na cidade de Ithaca, no estado de Nova York: possibilita aos alunos de Medicina Veterinária realizar estágio supervisionado em uma das melhores universidades de Veterinária dos Estados Unidos. Os estudantes podem passar de 2 a 4 semanas no Hospital Veterinário da Cornell University aprimorando os conhecimentos em áreas como patologia clínica, oncologia, cirurgia de pequenos e grandes animais, reprodução, entre várias outras.

- Universidad Regiomontana, localizada em Monterrey, no México. A universidade é membro da International Student Exchange Program (ISEP) e oferece programas bilaterais de intercâmbio de estudantes com universidades de todo o mundo. Oferece 32 cursos de graduação, dos quais 10 são de Engenharia. Já a Escola de Pós-Graduação oferece mestrado em Administração de Empresas, Administração de Processos Industriais, Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, Comunicação, Direito Empresarial, Direito Fiscal, Direito do Trabalho, Direito Privado, Educação, Eletrônica e Controles, Gestão de Turismo e Logística.

- National University of Ireland in Galway (NUI), universidade mais antiga da Irlanda, com mais de 17 mil alunos. Alunos do Grupo podem cursar módulos de graduação no exterior, nesta que é reconhecida como uma universidade de pesquisa comprometida com o ensino de alta qualidade.

Vivência no exterior através do Programa Ciência Sem Fronteiras

Wallace Souza, aluno do curso de Engenharia Ambiental da FAJ, e Rafael Accetturi, estudante de Medicina Veterinária, são os primeiros alunos da FAJ a viver a experiência de estudar e morar fora do país como bolsistas do programa Ciência Sem Fronteiras. Eles foram selecionados para o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo no exterior para uma “graduação sanduíche”, pela qual parte do curso é realizada no Brasil e outra parte em uma universidade estrangeira.

A FAJ aderiu ao programa em 2013. Através dele, os alunos de todos os cursos de graduação e pós-graduação da Instituição podem pleitear uma bolsa de estudos em universidades de países como Estados Unidos, Alemanha, Japão, Austrália, Portugal, Irlanda e Coreia do Sul. Os jovens ficarão 18 meses no exterior: Rafael na Austrália e Wallace na Irlanda.

“Além de me aprofundar no inglês e poder ver meu curso com uma abordagem diferente, a experiência cultural de morar em um país totalmente diferente do nosso vai ser fantástica. Quero aproveitar tudo o que puder em termos de vivência acadêmica, cultural e pessoal”, comentou Wallace antes do embarque, em agosto de 2013.

Intercâmbio com bolsa ‘Fórmula Santander’

O estudante de Psicologia da FAJ Thomaz Lopes foi um dos 100 contemplados na 4ª edição do Programa de Mobilidade Internacional Fórmula Santander, em 2013. Ele foi selecionado graças a seu bom desempenho acadêmico e conquistou uma bolsa no valor equivalente a 5 mil euros para cobrir os custos de transporte aéreo, hospedagem, alimentação e despesas pessoais por até um semestre.

Thomza escolheu Portugal como destino para o intercâmbio acadêmico-cultural. “Para o aluno, é uma experiência que agrega, além de novos e importantes conhecimentos, uma vivência da cultura e dos costumes do país onde irá complementar seus estudos. A Faculdade de Jaguariúna e a Faculdade Max Planck se sentem orgulhosas em participar desse seleto grupo de instituições nacionais apoiadas pelo Banco Santander, o que mostra, mais uma vez, sua forte presença junto ao setor da educação superior”, afirma o diretor acadêmico do Grupo Polis Educacional, Prof. José Carlos Pacheco Coimbra.

Para ex-aluno, experiência fora foi ‘revolucionária’

Em 2012 Marcio Goulart, então formando do curso de Engenharia Ambiental na FAJ, ficou um mês na Argentina com a bolsa do programa “Fórmula Santander”. Para ele, passar este período de estudos na Universidad de Buenos Aires “foi uma experiência revolucionária”.

“Vivi intensamente a oportunidade de conhecer a realidade socioambiental de outro país, mergulhando em pesquisas sobre as questões de tratamento da água em Buenos Aires, gestão dos resíduos, reciclagem, educação da população para o meio ambiente, entre outros temas relacionados”, conta.

“Sempre acreditei que a educação é capaz de mudar para melhor a vida das pessoas. Não importam as dificuldades que a vida nos apresenta, se existir dedicação, trabalho, responsabilidade e ética os resultados inevitavelmente acontecem”, completa o hoje engenheiro ambiental.

PREPARADOS PARA O SUCESSO

São inúmeros os casos de profissionais egressos do Grupo Polis que hoje estão em posições de destaque em suas carreiras, consolidando-se como referências de sucesso em diversas áreas. O traço comum a todos eles reúne uma conjunção de fatores que incluem esforço, comprometimento e obstinação em busca de seus objetivos. Acompanhe alguns exemplos.

Ex-aluno, hoje Promotor de Justiça

Em junho de 2013, o ex-aluno do curso de Direito da FAJ Rafael Amâncio Briozo tomou posse como Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo. O 89º Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado de São Paulo teve 10.046 inscritos e Rafael foi um dos 80 aprovados.

Rafael foi aluno da segunda turma de Direito da FAJ, concluída em 2009, ano em que o curso obteve a primeira nota 4 do MEC. “Para quem sonha com a carreira jurídica, seja no Ministério Público, na Magistratura, na Defensoria ou em outras áreas, o importante é ter em mente que o estudo deve ser feito a médio e longo prazos e deve ser levado muito a sério durante a faculdade. Sempre procurei extrair o máximo de conhecimento nas aulas. O contato aluno-professor que a FAJ proporciona foi fundamental em minha formação acadêmica”, afirma.

PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA: INCENTIVO À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

Projetos são destaque no Prêmio Santander de Empreendedorismo

Dois projetos de estudantes da FAJ foram classificados entre os semifinalistas do Prêmio Santander Empreendedorismo 2013, na categoria Economia Criativa, uma das quatro modalidades do Prêmio Santander Universidades. Guilherme Ricardo Caetano, aluno de Ciências Contábeis, desenvolveu o tema “Cota Frete”, enquanto Tainá Pereira dos Santos, estudante de Administração, criou o projeto “Intelligent Eletric Broom”, baseado na ideia de uma vassoura “inteligente e multifuncional”.

Congresso de Iniciação Científica premia alunos da FAJ

Estudantes do curso de Engenharia de Alimentos da FAJ se destacaram no 7º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (CIIC 2013), realizado no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), de Campinas. Mais de 60 estudantes apresentaram seus trabalhos de iniciação científica no Congresso; destes, 8 alunos da FAJ foram premiados entre os destaques nas categorias oral e pôster.

A aluna Natani Amaro recebeu o prêmio “Futuro Cientista”, concedido pela organização do evento e pelo ITAL, como reconhecimento ao mérito da apresentação de seu trabalho intitulado “Avaliação da pureza e de possíveis adulterações de azeites de oliva comercializados no Brasil”.

2º lugar no CONIC

A aluna de Psicologia da FAJ Thays Cristina Rodrigues Dutra conquistou o 2º lugar na categoria Ciências Humanas e Sociais entre os projetos apresentados no 13º CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, realizado em Campinas, em novembro de 2013.

Seu trabalho intitulado “Aprimoramento de habilidades sociais por meio de um programa de capacitação de professores” pesquisou durante um ano a relação entre professores e alunos de uma escola pública do Ensino Médio com o objetivo de investigar se as habilidades de relacionamento dos professores com seus alunos poderiam ser aprimoradas por meio de um programa de capacitação docente.

Thays tem uma atuação acadêmica bastante ativa. Participa do Projeto MASSUr – Mobilidade e Acessibilidade Sustentáveis em Saúde Urbana, uma parceria da FAJ com a Universidade de Michigan, e é bolsista do PIC – Programa de Iniciação Científica. “Este trabalho foi meu primeiro contato com a pesquisa de campo e minha primeira apresentação em congresso. Foi uma excelente experiência participar deste que é o maior congresso de iniciação científica do país”, comentou.

Convênios com universidades em vigor:

– Universidad Regiomontana (Monterrey, México)
– Cornell University (Ithaca, NY, EUA)
– NUI Galway (Galway, Irlanda)
– JET Incorporated (Jaguariúna, SP)
– Cornerstone Academic College (Toronto, ON, Canada)
– Texas A&M (Texas, EUA)
– University of Michigan (Michigan, EUA)
– University of Jammu (India)
– Universidad Bernard O’Higgins (Santiago, Chile)
– East Carolina University
– TUHH (Hamburgo, Alemanha)
– Husson University (Maine, EUA)

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful