Confira abaixo as aulas práticas mais recentes realizadas pelos cursos no Campus II:

Confira abaixo as aulas práticas mais recentes realizadas pelos cursos no Campus II:

Aulas práticas

Por Bruno Felisbino

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – REATIVIDADE
Os formandos do curso de Engenharia de Produção tiveram uma aula prática da disciplina Matérias para Engenharia, no último dia 04, cujo objetivo foi construir uma pequena fila de reatividade de metais e mostrar que o poder oxidante ou redutor de cátions metálicos é relativo, ao estabelecer um comparativo e criar uma escala de reatividade.

“Quando alguns metais são colocados em contato com uma solução de ácido clorídrico concentrado, pode ocorrer ou não a liberação de bolhas de gás hidrogênio. A velocidade com que essas bolhas se formam dão uma ideia da reatividade do metal com o ácido”, resumiu a professora Luciana Carla Ferreira de Souza.

NUTRIÇÃO – ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA O BEBÊ
Os alunos do 6º semestre de Nutrição tiveram uma aula no último dia 06, ministrada pela professora Izabella Tesoto, da disciplina Nutrição da Criança e Adolescente, sobre alimentação complementar do bebê.

Segundo a professora, existem diversos detalhes que fazem toda a diferença nesta fase. Entre eles é importante destacar a consistência da papinha e a apresentação dos pratos a serem oferecidos aos pequenos.

Após uma boa base teórica, os alunos foram participar da confecção de papas salgadas, colocando em prática tudo o que aprenderam: cuidados higiênicos durante as etapas do preparo, verificação dos ingredientes que devem ser inseridos com maior cautela e aqueles que estão liberados para bebês pequenos, e também usaram a criatividade para deixar a refeição mais saborosa, nutritiva e atraente, afinal, bebês podem ser pequenos gourmets. O sucesso desta fase garante que crianças adquiram bons hábitos alimentares futuramente e sejam adolescentes e adultos saudáveis no futuro.

“Além disso, o grupo pediátrico tem se tornado fiel na prática clínica do nutricionista, e a fase de introdução dos alimentos representa uma das principais dúvidas de pais e mães de bebês. Assim, os alunos podem estar mais preparados para as demandas do mercado”, ressaltou  Profa. Izabella.

“Esta disciplina é interessante porque aborda o cardápio da criança e adolescente, que deve incentivá-los a comer um prato mais saudável e colorido, de maneira nutritiva. As aulas prática ajudam nas visualizações dos pratos”, destacou a aluna Barbara Rodovalho.

ENGENHARIA DE ALIMENTOS – FORMAÇÃO DE PIGMENTOS EM CARNES
Os formandos do Curso de Engenharia de Alimentos realizaram uma nova aula prática na disciplina de Bioquímica de Alimentos, ministrada pelo Prof. Dag Mendonsa Lima. O objetivo foi avaliar a influência de nitratos e nitritos na formação de pigmentos em carnes.

“Os sais de nitritos e nitratos são comumente utilizados no processo de cura da carne, que é um procedimento feito com a finalidade de aumentar a vida de prateleira e conservar a carne por um período de tempo maior, além de conferir-lhe qualidades sensoriais, como sabor e aroma mais agradáveis e coloração vermelha ou rósea atraente”, explicou o Prof. Dag.

Esta técnica é utilizada para a obtenção de uma grande variedade de produtos, como, por exemplo: presuntos, salames, mortadelas, linguiças, salsichas, bacon, Jerked Beef, entre outros.

GASTRONOMIA – COZINHA FRIA
Os alunos do 2º semestre de Gastronomia prepararam um cardápio especial na aula da disciplina Cozinha Fria, no último dia 10. Eles foram acompanhados pelo professor Douglas de Oliveira na elaboração de canapés, produzindo receitas que aliassem a criatividades visual com a harmonização de contraste dos ingredientes na produção de canapés de banana, cream cheese e geleia, além de canapés de figo, queijo cremoso e presunto cru.

“Essas criações são perfeitas para servir na entrada de um jantar”, comentou o professor.

EDUCAÇÃO FÍSICA – METODOLOGIA DO FUTEBOL
No dia 10, os alunos de Educação Física, da disciplina Metodologia do Futebol, do 2º semestre, ministrada pelo Prof. Luiz Seabra, fizeram uma aula prática no campo da Faculdade, com o objetivo de praticar os princípios básicos de um sistema de jogo, tais como: ataque, defesa, recuperação de posse de bola, manutenção da posse de bola e equilíbrio numérico.

“A ação esperada da aula prática é proporcionar ambientes favoráveis e adequados capazes de provocar estímulos que possam, além de trazer informações, facilitar o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades, desenvolvendo atletas com condições de solucionar problemas dentro e fora de campo. O método deve ser pautado no jogo. Dessa maneira, dará condições de formar atletas adaptados”, comentou o Prof. Seabra.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful