CompuFAJ 2015: Evento de Ciências da Computação conta com palestras e competições

CompuFAJ 2015: Evento de Ciências da Computação conta com palestras e competições

Os alunos do curso de Ciências da Computação aproveitaram bem os quatros dias de bate-papo e workshops que só um evento como a CompuFAJ pode oferecer. Realizado no Campus II nos dias 24, 25, 26 e 27 de novembro, a semana contou com palestras, como “Segurança da Informação”, “SAP –PI” , entre outros, além da apresentação da grande Guerra de Robôs.

Abordando temas de interesse acadêmico, os cinco palestrantes puderam conversar e interagir com os alunos, fazendo assim um evento dinâmico e memorável. Para abrir a semana, o engenheiro de software da IBM, Alan Braz palestrou sobre o título “Construindo um Manifesto Ágil Utilizando Práticas Ágeis”, onde pôde mostrar uma metodologia mais rápida no meio da gestão de desenvolvimento de sistemas, método que vem sendo cada vez mais adquirido aqui no Brasil.

No mesmo dia, os participantes realizaram a elaboração de seus tanques para a Guerra de Robôs, já que a batalha foi criada através do desenvolvimento de robôs criados a partir da linguagem de programação de JAVA ou NET. No decorrer do evento, os grupos aprimoraram seus projetos, para no último dia acontecer a batalha final, que foi apresentada no Anfiteatro do campus II, e contemplada por todos os participantes através de um grande telão.

Na quarta-feira, o bate-papo ficou por conta do especialista Walter Buga, que trabalha como desenvolvedor Mainframe da Stefanini. O profissional debateu sobre os Mainframes, computadores de grande porte capazes de realizarem processamento de dados complexos, que ficaram em evidência na década de 60. Com o título “Mainframes – Passado, Presente e Futuro” o especialista fala sobre as instituições que utilizam este sistema e sua importância no meio profissional, como o fato de ser um operador que é utilizado em mais 80% dos processamentos tecnológicos globais.

A palestra “SAP – PI”, do dia 25, se baseia sobre a história e as aplicações do SAP, software líder em gestão de negócios mundial, sendo atualmente utilizado por mais de 120 empresas pelo mundo. O analista de sistemas SAP PI na Ypê, Rogério Souza, conta sobre as soluções específicas que esse software desenvolve, se moldando às necessidades de pequenas e médias empresas até ofertas de suítes para organizações globais.

Fechando a semana, os estudantes puderam participar do debate sobre Zabbix, uma solução open source de monitoração para empresas. O palestrante André Deo, que trabalha como administrador de Rede na Unicamp, conta na palestra “DE A a ZABBIX”, sobre o software que monitora vários parâmetros de rede de computadores, saúde e integridade de servidores.

A CompuFAJ proporcionou uma experiência única aos alunos e interessados no ramo da computação, onde todos puderam conhecer profissionais qualificados, além de aprender mais sobre temas importantes para o meio acadêmico e profissional.

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful