CompuFAJ 2014 reúne oficinas e palestras em três dias de evento

CompuFAJ 2014 reúne oficinas e palestras em três dias de evento

Na última semana, alunos do 6º semestre de Ciência da Computação da Faculdade de Jaguariúna, promoveram um evento entre os dias 17 a 19 de novembro, que agitou o Campus II da FAJ com diversas atividades tecnológicas. A CompuFAJ 2014 apresentou palestras e oficinas que abordaram diversos temas da área da computação.

Na noite de estreia, o palestrante, Augusto Souza, expôs as novidades dos sistemas operacionais “Android”, “IOS” e Dispositivos Móveis, abordando assuntos do desenvolvimento de aplicativos e da nova linguagem de programação “SWIFT”, lançada em 2014. O aluno do 8º semestre do curso de Ciência da Computação, Wiliam Dias Alves, ficou satisfeito com as informações apresentadas pelo palestrante.

“A palestra me ajudou a desmistificar detalhes importantes sobre o funcionamento do Swift”, frisou o aluno.

Segundo Augusto Souza, a aula buscou apresentar aos alunos uma plataforma de desenvolvimento de difícil acesso, por conta do alto custo, mostrando a eles outra visão sobre o desenvolvimento para dispositivos Apple, tornando a programação um pouco mais simples. Na terça feira (18), Rodrigo Rovaron, professor, bacharel em Ciência da Computação pela FAJ e pós-graduado em dispositivos móveis pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, apresentou ao público a palestra “Empreendimento Digital”, expondo informações a respeito da Metodologia Scrum, CBL e Git – ferramenta que ajuda a equipe de programadores a desenvolverem códigos.

“A palestra colaborou significativamente para meu aprendizado, pois mostrou a noção básica do desenvolvimento IOS, e outros tipos de aprendizado na programação”, explica o aluno Ricardo de Jesus Sousa, do 2º semestre de Ciência da Computação. Já o graduando Júlio Cesar Garavelli do 6° semestre diz que conquistou grande conhecimento por meio do palestrante. “Aprendi muito com a palestra, foi legal conhecer alguns métodos de trabalho que eu não tinha ideia de como era. O Rodrigo esclareceu muitas dúvidas sobre o processo de produção de um “app”, desde o início do desenvolvimento até a geração de lucro dentro das empresas”, comentou.

Além da palestra, Rodrigo Rovaron, realizou oficinas durante todos os dias da CompuFAJ. Na terça-feira (17), o professor falou a respeito da programação assistida de um game programado em JAVA para Android, utilizando sensores do dispositivo. No segundo dia de evento, Rodrigo abordou a programação de um game em Objective C para IOS, já na quarta-feira, último dia da CompuFAJ, foi realizado um treinamento de GIT, onde foi criado um projeto para demostrar como utilizar os principais conceitos de versões.

O especialista em segurança de redes e computadores, Marcello Zillo Neto, levou para a CompuFAJ a oficina de “Análise Forense”, onde ofereceu aos alunos conceitos básicos da Ciência Forense, usando ferramentas Open Source e executando laboratórios práticos que cobrem todo o ciclo da Análise Forense e Perícia Digital. Na oficina os graduandos realizaram atividades de coleta de evidências, análise de discos, recuperação de dados deletados, análise de memória entre outras atividades.

Por Lucas Dal’ Bó

 

Erro na Galeria:
Nenhuma Galeria com ID 24 foi encontrada ou você ainda não criou álbuns para ela .

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful