Comidas típicas de estados brasileiros são apresentadas por alunos de Gastronomia

Comidas típicas de estados brasileiros são apresentadas por alunos de Gastronomia

Pratos típicos, com ingrediente de muita tradição, cultura e religiosidade vindo de vários estados brasileiros compuseram o cardápio do Encontro Cultural Gastronômico, que aconteceu na noite da quinta-feira (28 de maio), no Campus II da Faculdade de Jaguariúna. O evento marcou o encerramento da disciplina Cozinha Brasileira do curso de Gastronomia da FAJ.

Divididos em oito grupos, 46 alunos do 3º semestre apresentaram na prática tudo o que desenvolveram em teoria, na sala de aula e no laboratório durante o semestre, quando elaboraram um relatório, desenvolveram um trabalho escrito.

Para a atividade, cada grupo ficou responsável por representar um estado brasileiro, trazendo ao público, através da comida de rua, traços típicos da localidade, identificados nas festas tradicionais, na religiosidade ou na cultural. Além da comida, todas as barracas foram caracterizadas com adereços do local e, inclusive, os alunos usaram trajes típicos.

“A ideia é mostrar algo diferente do que a gente conhece aqui, mas com aspectos típicos do estado que o grupo escolheu. Por exemplo, teve gente que trouxe o pinhão, o carioca trouxe o feijão amigo, da Amazônia veio o caldo de mandioca, Minas Gerais fez o canudo, que é uma parte cultural das festa religiosas. E cada grupo está mostrando para as pessoas que estão visitando aqui um pouco da cultura desses estados”, explicou o professor Adriano Emídio, coordenador do curso de Gastronomia. A professora Joana D’Arc Lacerda, da disciplina Cozinha Brasileira, comentou que a ideia é que trouxessem uma história diferente. “Minas Gerais, por exemplo, tem muita quermesse. O Rio Grande do Sul tem muitas festas direcionadas aos santos. Queria que eles trouxessem tradições de cada lugar com comidas de rua, nada gourmet, que marcam muito o estado, essas todo mundo conhece.”

A docente citou como exemplo, o cartucho (embalagem de papel em formato de cone cheia de docinhos) que em Minas Gerais é servido no mês de maio para as crianças que se vestem de anjos para coroar Nossa Senhora.

“Vou dar uma prova para eles e fazer uma junção com atividade. Pois essa é uma aula prática, convidativa e cultural, pois se fala de tudo aqui, não só da comida: mostra os mapas, os gêneros, as festas”, avaliou a professora.

O diretor da FAJ, Flávio Fernandes Pacetta, que fez questão de experimentar cada prato, enfatizou a proposta da instituição incentivar as atividades prática e estimular o empreendedorismo. “Aqui é diferenciado porque eles saem do laboratório e vêm mostrar aos alunos de outros cursos o que eles estão fazendo em sala de aula”, comenta. “Hoje você tem uma exemplificação de cozinha brasileira de vários estados muito bem feita”, elogiou.

 

Erro na Galeria:
Nenhuma Galeria com ID 17 foi encontrada ou você ainda não criou álbuns para ela .

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful