Colaboradora UniFAJ ministra palestra no Centro Dia de Jaguariúna

Colaboradora UniFAJ ministra palestra no Centro Dia de Jaguariúna

A atividade foi realizada em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer sob o tema “Conhecendo as Fronteiras Clínicas da Doença de Alzheimer: A Importância do Diagnóstico Precoce”


O dia 21 de setembro é o dia mundial destinado à Conscientização da Doença de Alzheimer. A Profa. Dra. Elisandra Villela Gasparetto Sé, coordenadora da Associação Brasileira de Alzheimer – sub-regional em Jaguariúna que realiza Grupo de Apoio aos cuidadores familiares em parceria com a Interclínicas da UNIFAJ ministrou uma palestra no Centro Dia Osmar Carneiro para explicar as fronteiras clínicas da doença de Alzheimer com outros tipos de demência e a importância do diagnóstico precoce.

A Profa. Elisandra explicou que a Doença de Alzheimer é definida como uma doença neuropsiquiátrica degenerativa, na qual se verifica um comprometimento das funções cognitivas (memória, linguagem, atenção, percepção, orientação espaço-temporal, praxia e funções executivas), que envolve o comprometimento cerebral, provocando uma atrofia progressiva no cérebro, inicialmente nas regiões internas do lobo temporal, causando impacto na funcionalidade e na vida social e ocupacional do indivíduo. Os sintomas cognitivos iniciam lentamente e aumentam com o passar do tempo. Muitos sintomas não ocorrem no início, mas surgem ao longo da evolução da doença quando vai aumentando sua gravidade. A doença de Alzheimer constitui o tipo mais comum de demência.

De acordo com pesquisas científicas, atualmente são 36 milhões de pessoas no mundo vivendo com demência e é esperado que este número alcance 66 milhões em 2010 e 115 milhões em 2050. A demência é definida como uma síndrome clínica caracterizada pela deterioração progressiva de múltiplos domínios da cognição, capaz de comprometer a autonomia do indivíduo. Representa causa importante de incapacidade, institucionalização e redução de sobrevida na população, em especial a população idosa.

A demência tem um impacto importante na vida social e na dimensão emocional das famílias e seus cuidadores em toda parte no mundo. A família é o espaço indispensável para a garantia da sobrevivência de desenvolvimento, da proteção integral, da educação e também do envelhecimento.

ABRAZ – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALZHEIMER

A ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer – é uma sociedade civil sem fins lucrativos que atua na área da educação em saúde, formada por familiares da doença de Alzheimer e por profissionais da área da saúde e de outras áreas de humanas e sociais e voluntários.

O trabalho da ABRAz consiste em transmitir informações sobre o diagnóstico e tratamento da doença e, também, orientar sobre os aspectos cotidianos do acompanhamento do paciente. Dentre as várias atividades desenvolvidas pela ABRAz é possível destacar os grupos de apoio aos familiares.

O papel da Abraz é de ser o núcleo central de todos aqueles envolvidos com a doença de Alzheimer e outras demências, reunindo familiares, cuidadores e profissionais, oferecendo meios de atualização, permitindo intercâmbio e apoiando ações voltadas ao bem-estar da pessoa com demência, da família, do cuidador e do profissional.

O principal propósito da Associação é ajudar as pessoas a entenderem e aceitarem melhor a doença de Alzheimer, favorecendo assim o melhor encaminhamento para os pacientes e uma qualidade de vida mais digna tanto para o paciente como para a sua família.

O Grupo de Apoio aos cuidadores é um momento importante para as famílias da pessoa com doença de Alzheimer, um espaço para o cuidado da família, um momento em que possam compartilhar ajuda mútua, de suporte emocional, de busca de conhecimentos para lidar com as transições da doença e a manutenção da identidade social do familiar. Este suporte sócio-emocional e orientações oferecidas aos familiares contribuem como uma força preventiva contra o stress e atua na manutenção do bem-estar do cuidador.

O Grupo de apoio aos cuidadores familiares ocorre na Interclínicas da UniFAJ. Os encontros ocorrem às primeiras quartas-feiras do mês, no horário das 15h30 às 17h.

A participação é gratuita, é comparecer e participar.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful