Ciclo de Estudos de Arquitetura e Urbanismo apresenta palestras e atividades com o tema Acessibilidade

Ciclo de Estudos de Arquitetura e Urbanismo apresenta palestras e atividades com o tema Acessibilidade

Para iniciar o novo ciclo de estudos do curso, os alunos de Arquitetura e Urbanismo tiveram a oportunidade de participar de diversas palestras com o objetivo de mostrar a diversidade no ramo da arquitetura. O ciclo se iniciou com a palestra Arquitetura, Urbanismo e Acessibilidade, ministrada pela professora Bia Brandão. O evento ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de maio, e contou com a organização de diversos alunos do curso de Arquitetura, além de professores e da coordenação.

A palestra começou com a narração da animação Vida Maria, para logo em seguida ser apresentado aos alunos o desenho completo do curta-metragem, para que assim os estudantes tenham a experiência de imaginar as cenas e treinar a criatividade.

Segundo a aluna Julia Belli, a apresentação se mostrou extremamente útil para seu aprendizado. “Uma palestra diferente de todas que vimos até hoje, a experiência de ouvir a história e poder imaginá-la foi fantástica”, completa ela.

No dia 24, os estudantes puderam assistir á palestra Acessibilidade e Arte, comandada pelo artista plástico Sergio Nardini. Além disso, a professora e produtora de vídeos Kamila Garcia e o jornalista Lucas Dal’ Bó apresentaram uma oficina de vídeo abordando o tema Storyboard, onde foi usado o filme “Ensaio Sobre a Cegueira” como atividade prática. A ação faz parte do Projeto Cultural da FAJ.

Segundo a aluna Janini Dias, o evento ajudou a ampliar suas ideias e crescimento acadêmico, sendo de grande importância para seu desenvolvimento profissional. “A aula me proporcionou uma série de aprendizados que certamente serão importantes tanto para meu entendimento no curso, quanto para aplicações na vida profissional. Pois é responsabilidade dos que projetam a cidade, criar espaços que incluam todas as pessoas”, completa.

No último dia de evento, foi realizada a mesa redonda Plano de Acessibilidade da Faculdade de Jaguariúna, debatida pelo professor e especialista Luis Fernando Ridi, além de apresentar aos alunos uma atividade física para testar as instalações da Instituição. Os grupos deviam andar por alguns locais do campus II utilizando uma cadeira de rodas, evidenciando as dificuldades das instalações, assim auxiliando os alunos a pensarem em soluções para tal problema.

Para o aluno João Pedro Nozela, o ciclo foi de extrema importância e muito interessante. “As palestras foram surpreendentemente boas, ricas e divertidas, além da experiência na prática daquilo que estudamos e tentamos aplicar. A partir do momento que sente as dificuldades na pele, a sensação é diferente, seu modo de pensar e ver aquilo muda um pouco. Dentro do contexto da faculdade, percebem-se coisas consideradas simples a muitos, como por exemplo, uma rampa inclinada demais que pode ser uma barreira enorme a um cadeirante”, explica o estudante.

Já o estudante Lucas Avancini explica que a experiência mostrou as adaptações e dificuldades de vida de uma pessoa com deficiência. “Foi uma palestra muito enriquecedora, pois mostra outro lado da vida de uma pessoa com alguma deficiência, no caso a motora. Ela mostrou de forma simples e muito divertida que a vida dele é normal, mesmo com todos os obstáculos que ele encontra no dia a dia”, ele elogia.

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful