Ciclo de Estudos da Saúde da FAJ integra alunos e comunidade

Ciclo de Estudos da Saúde da FAJ integra alunos e comunidade

Alunos dos cursos de farmácia, psicologia, nutrição, educação física, fisioterapia e enfermagem tiveram a oportunidade de demonstrar seus projetos e pesquisas durante a 10ª edição do CESFAJ (Ciclo de Estudos da Saúde da Faculdade de Jaguariúna), nos dias 18, 19 e 20, no Campus II, das 19h às 22h.

Os três dias foram preenchidos com uma extensa programação composta por ao menos 19 palestras, feira de conveniência, espaço cultural, exposição e venda de livros e materiais da área de saúde, oficinas, apresentações de comunicação oral, mostra de estágios dos cursos de nutrição e psicologia, premiação da mostra de vídeos em parceria entre os cursos da Saúde e Ciência da Computação – com a edição e gestão do arquivo multimídia – além de arrecadação de brinquedos para posterior doação.

Para as apresentações, os estudantes dos cursos da área de saúde fizeram um trabalho de catalogação na Interclínicas-FAJ, instalada em espaço com 16 mil m2, em período que antecedeu à realização do Ciclo de Estudos.

“Neste evento, o aluno faz com que a parte cientifica e teórica seja aliada a sua experiência prática que começa desde o primeiro dia de aula. E com isso ele consegue um aprendizado que é totalmente diferente e bem superior do que qualquer outro tipo de processo ensino/aprendizagem que nós conhecemos, além de promover integração com a comunidade”, comenta o diretor da FAJ, professor Flávio Pacetta.

Para Ana Carla Ferreira, aluna do 7º semestre de nutrição, a mostra de estágio trouxe informações tanto para o público externo como para os universitários. “Fiquei pelo menos dois meses na Interclínicas-FAJ atendendo pessoas com recomendações médicas para emagrecer. A partir deste contato, tive a ideia de desenvolver um projeto com o objetivo de demonstrar a quantidade de açúcar dos alimentos e, assim, poder auxiliar as pessoas com problemas como obesidade e outras doenças provocadas pelo excesso de açúcar”, explica Ana Carla. “Este material ficará exposto na Interclínicas e funciona como objeto de consulta dos pacientes e também dos estudantes.”

A mostra de estágio das alunas Sofia, Larissa, Raquel, Nadejda e Camila, do 5º semestre de psicologia, trouxe informações de unidades de Caps (Centro de Atenção Psicossocial) dos municípios de Artur Nogueira, Águas de Lindoia, Amparo e Campinas. “O nosso levantamento possibilita conhecer os vários campos de atuação do psicólogo”, comentaram durante a exposição.

DIVERSÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

A programação do CESFAJ trouxe, na noite da terça-feira, 19, a palestra da equipe da organização não governamental Hospitalhaços, que utiliza a figura do palhaço para levar sorrisos ao ambiente hospitalar. “Nosso desafio diário é criar uma atmosfera mais leve, alegre e descontraída para pacientes, familiares e profissionais da área da Saúde. E nenhuma figura seria mais adequada que o palhaço para tal missão”, disseram para um grande público formado por alunos dos cursos de graduação em farmácia, psicologia, nutrição, educação física, fisioterapia e enfermagem que lotaram as arquibancadas da quadra de esportes do Campus II da FAJ.

O grupo falou sobre o trabalho que desenvolve em hospitais da região, comentou dos módulos de treinamento para interessados em atuar como palhaços, além de interagir com os universitários por meio de brincadeiras. “São com estas brincadeiras que envolvemos os pacientes, seu familiares, que estão ali fragilizados”, relataram.

 

Erro na Galeria:
Nenhuma Galeria com ID 11 foi encontrada ou você ainda não criou álbuns para ela .

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful