Ciclo de Estudos da Pedagogia apresenta temas de cultura e arte

Ciclo de Estudos da Pedagogia apresenta temas de cultura e arte

Nos dias 11, 13 e 14 de outubro foi realizado o Ciclo de Estudos da Pedagogia, que esse ano privilegiou uma reflexão prática e consciente da atuação e dinâmica do docente, focando no direcionamento das práticas que constituem a identidade da profissão.

A primeira oficina do ciclo de estudos foi desenvolvida pela professora e Dra. Viviane Marinho Luiz, com o tema intitulado De panos e corpos: resgate da ancestralidade africana. O debate teve início com a leitura do livro o “Cabelo de Lelê” da autora Valéria Belém e faz referências as produções de escritoras afro-brasileiros. A oficina serviu como reflexão sobre a importância da representatividade na literatura infantil, especialmente nos livros que valorizam as estéticas negras, para que todas as crianças aprendam a valorizar a diversidade.

O evento deu continuidade com a oficina Educação e Alegria: Pedagogos e Pedagogas em Movimento, promovida pelo professor Maurício Maia, abordando a dimensão lúdica e da atividade física na prática docente. A proposta da oficina foi propiciar aos estudantes do curso atividades motoras que envolvessem o ser humano de forma integral, nas expressões do corpo e da linguagem para uso em sala de aula e outros espaços da escola, construindo e valorizando o aprendizado da criança, evitando a separação de técnicas de corpo e mente, tão presente ainda nas instituições escolares.

“Aprendemos através da reflexão e da consciência corpórea de nosso Eu, na dimensão do interrelacionamento com o outro”, aponta a coordenadora do curso, Regina Maringoni.

No dia 14 de outubro encerrou-se o Ciclo de Estudos com a oficina Práxis de Formação: Vivências Estéticas na Constituição Artística De Professores, promovida pela aluna Ulrike Beate Rapp, do 4º semestre da Pedagogia FAJ. Foram trabalhados conhecimentos que ampliam a sensibilidade artística dos professores, enriquecendo a dimensão da Arte pictórica como elemento educador e a felicidade da realização artística, criativa e sensível para a constituição do docente.

Os resultados dos trabalhos de arte coletivo elaborados no evento estão na sala 13, apresentando pinturas de cores vibrantes além de uma escultura tridimensional de um personagem que foi apelidado de “Zulu” pelos participantes.

“Dessa forma, cria uma união para a construção de uma prática cada vez mais refletida da profissão de professor, construindo um acadêmico e profissional como uma sinergia de pensamentos, conscientização e reflexão de importância para a formação integral humana”, conclui a docente.

 

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful