CESFAJ movimenta cursos da área da saúde em grande evento

CESFAJ movimenta cursos da área da saúde em grande evento

O Ciclo de Estudos da Saúde da FAJ – CESFAJ foi realizado nos dias 17 e 18 maio, no campus II, do Centro Universitário de Jaguariúna – FAJ. O diretor acadêmico da unidade, Professor Flávio Fernandes Pacetta, deu início ao evento, no anfiteatro do campus II, revelando que é de extrema satisfação da instituição promover esse ciclo e que nesse ano a pauta foi o enaltecimento da vida. Aproveitando o tema e a oportunidade, o docente homenageou o professor Clarence que faleceu no início do mês. “Como a temática é enaltecer a vida, eu não conheci pessoa que mais enalteceu a vida do que ele, nosso querido professor Clarence que nos deixou, mas em sua homenagem quero ler um poema, porque se nós não enfrentarmos a figura da morte nós não vamos poder enaltecer a vida e o professor Clarence sempre foi o maior defensor da alegria da vida e do nosso dia-a-dia.” disse o diretor Flávio que conclui lendo a frase. “Paz, paz! Ele não está morto, não está dormindo apenas acordou do sonho da vida”, poema de Percy Bysshe Shelley.

A programação estava repleta de atividades voltadas para os alunos de Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição e Psicologia. O primeiro dia foi marcado pela presença do treinador de futebol brasileiro, Oswaldo Fumeiro Alvarez, o Vadão e o Waguinho, que participaram da Mesa Redonda sobre Futebol Profissional: Seleção Brasileira Feminina.

No mesmo horário, os alunos, especialmente os de Enfermagem, puderam assistir a uma palestra ilustrativa sobre a Prevenção de Acidentes em Rodovias, na área das cantinas, que contou com um Simulado de Acidente com Vítimas. A ação foi comandada pelo coordenador de Tráfego da Renovias e enfermeiro formado pela FAJ em 2006, Alexandre Bueno da Silva, contando com a participação de alunos de Nutrição e Enfermagem, que visou fazer uma abordagem mais agressiva para o público entender a importância de um resgate feito de forma correta. Durante todo esse mês, é realizado o Maio Amarelo, que é uma ação mundial que busca orientar os profissionais da saúde e público em geral sobre a consciência no trânsito. “Mostrar para o estudante da FAJ a questão de segurança, do uso do cinto que é um fato preocupante, o celular no volante e mostrar o nosso trabalho de prevenção para que o acidente não ocorra. Fazemos isso o ano inteiro e especificamente no mês de maio para o público ter a consciência que a prevenção é o melhor caminho. Queremos que eles aprendam a como atuar em caso de uma emergência, seja dentro de residência ou na rodovia para não se tornar uma vítima durante o socorro”, explica o aluno egresso FAJ.

Os alunos de Psicologia tiveram uma vivência Nas Ondas da Baleia Azul, Nossas Potências e Tarefas, com o professor e doutor, Ricardo Castro e Silva. De uma forma dinâmica e interativa, foram abordadas diversas questões relacionadas ao tema e por fim, todos participaram de uma atividade que a cada imagem ilustrada, um aluno falava um sentimento. Toda a atividade foi realizada na quadra poliesportiva e graduandos de Nutrição também participaram da ação.

A docente Lediana Lemes acompanhou os estudantes do nono semestre de Farmácia na visita técnica ao Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Mario Gatti.

O doutor Mauro Antônio Pires Dias da Silva, vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) abriu a segunda noite de ações do CesFaj, com o tema Violência Não Responde no anfiteatro. Os estudantes do curso de Enfermagem conheceram a trajetória profissional do palestrante e ao final tiraram suas dúvidas sobre a profissão e o Conselho. “É muito comum profissionais de enfermagem sofrerem violência no exercício da sua profissão. Existe uma visão romântica, que é inexistente a violência física, psicológica e mental. A gente começa a mostrar que existe sim e que precisamos trabalhar com esse elemento de forma que não faça contrapartida e que denuncie em todos os canais competentes qualquer tipo de assédio”, conta Mauro. O Coren possui uma manifestação contra essa atitude que se chama Desagravo Público, que consiste quando um profissional é agredido, tanto por pessoa da mesma classe, paciente ou família do doente, é divulgado em jornais e revistas o nome do agressor para toda a sociedade ficar ciente do ato.

A Mesa Redonda sob o tema A Inserção do Professor de Educação Física no Mercado de Trabalho, reuniu os graduandos de Educação Física a sala 14, que receberam o mestrando Arlindo Baião Júnior e o professor Robson Luiz da Silva. Na mesma noite, os futuros educadores tiveram a disposição a palestra Psicologia do Esporte com o psicólogo Yan Cintra.

Nas salas 37 e 38, os alunos de Nutrição participaram de uma Roda de Conversa que reuniu as profissionais e egressas da FAJ Natália Conessa, Clélia Xavier, Suellen Rafael, Silvia Paz, Luana Nantes e Elaine Menegon que relataram suas experiências profissionais.

A professora do Centro Universitário e doutora, Priscila Lima Jacob reuniu 150 alunos de Enfermagem, do primeiro e segundo semestre, na área anexa as cantinas, para uma exposição de banners sobre Zika Virus e a Febre Amarela. Toda produção dos trabalhos foi realizada desde o início do ano letivo, nas disciplinas Microbiologia Geral e Parasitologia Humana. “Muitos falam disso, mas não tem veracidade as informações. É uma das melhores maneiras para tornar mais acessível todo esse conteúdo que é muito importante nesse momento que a gente se encontra para toda FAJ”, frisa Priscila. Os alunos ficaram no local distribuindo folders para o público e os que demonstraram interesse sobre o tema, era encaminhado aos 20 stands dos futuros enfermeiros para saber mais da Zika Virus e a Febre Amarela.

No mesmo ambiente, teve a Mostra de Estágio de alunos de Nutrição e Psicologia.

A profissional Natália Cranchi, falou sobre a Farmácotécnica de Xaropes e Semissólidos Industriais, com os alunos de Farmácia na sala 16. Após a atividade, os estudantes foram para o Laboratório participar de uma oficina de Controle de Qualidade Físico-químico de Medicamentos promovido pelas docentes Daniela Zacharias e Renata Cavalcanti.

Já para os futuros fisioterapeutas, o Bruno Luiz Borges falou sobre sua experiência na área clínica e de sua especialização e pós-graduação.

Duas Rodas de Conversas para os alunos de Psicologia foram promovidas, no dia 18, pela Bruna Daiana Franco e Verônica Exposito, discutindo a Atuação do Psicólogo no CAPS e CAPS AD e o Empreendedorismo na Psicologia, ministrada pela Grace Baticioto e Michele Pelles.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful