CENGE de Engenharia de Alimentos supera as expectativas

CENGE de Engenharia de Alimentos supera as expectativas

 Dentre os dias 8 e 10 de novembro foi realizado o Ciclo de Estudos da Engenharia de Alimentos – CENGE do Centro Universitário de Jaguariúna. O evento organizado pelos alunos do oitavo semestre do curso, contou com palestras de especialistas na área alimentar, quiz e gincana, além de ter programações de cunho social.

 A abertura, 8, foi feita pela especialista em inspeção, verificação e certificação, da empresa GMC, Gisele Capiotto, que exemplificou para os estudantes sobre alimentos adulterados, como óleo com rótulos de azeite e cafés que são detectados com impurezas. No mesmo dia, Fábio Amaral e Edy Merendino da empresa multinacional Tetra Pak, abordaram o tema Processamento UHT e Sustentabilidade. Os profissionais apresentaram alguns dos principais atributos e inovações dessa forma de processamento e as especialidades da Tetra Pak. Outro ponto foi a explicação do tratamento do leite para o produto ter uma redução de microorganismos para consumação humana com segurança alimentar.

 Dando sequência a programação desta XII edição da CENGE, no dia 9, a gerente de controle de qualidade da Bioleve, Rosângela Guersoni bateu um papo com os estudantes sobre Rastreabilidade, Recolhimento e Recall.  “É uma troca de experiências, mostrando um pouco sobre a indústria e o que é uma rastreabilidade e recolhimento dentro de uma indústria”, contou a palestrante. Para Rosângela o tema é de extrema importância aos futuros engenheiros de alimentos por se tratar diretamente da segurança alimentar dos consumidores e de atendimento de legislação.

 Ainda nessa data, as analistas da empresa Perfetti Van Melle, Ana Flávia Barbarini e Rayssa Ribeiro falaram sobre Desenvolvimento de Embalagens e Inovações do Mercado de Balas e Gomas. As profissionais atuam na indústria que é responsável por fazer os produtos da marca Mentos e Fruitella, dentre outras.

 Encerrando o evento, dia 10, todos os alunos participaram de uma gincana que arrecadou cerca de 250kg de alimentos não perecíveis que posteriormente serão destinados a entidades beneficentes e de um quiz, que todos foram divididos em equipes formadas por graduandos de todos os semestres, pois as questões continham temas trabalhados no decorrer de todo o curso.

 Para a coordenadora, Professora Elisa Carvalho de Morais, a XII edição foi a melhor e superou as expectativas tanto dela como dos demais alunos. “Já era esperado porque eles têm esse princípio de cada ano ir se desenvolvendo um pouquinho mais. Como sempre deixamos sob responsabilidade dessa turma que está no quarto ano, oitavo semestre, pois eles vão se baseando nos CENGE’s anteriores e tirando experiências para atuar no seu. Esse está bem mais enriquecedor já que eles buscaram trazer temas mais diversificados e o quiz com a gincana”, revelou a docente e finalizou. “Estou bem orgulhosa dos alunos”.

 A organização foi dos alunos Rodolfo De Maria Bresil, Marina Bergo, Larissa Pontelo Carvalho, Francislene de Sousa, Rosane Parro e Carolina Gerbi.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful