Busca por emprego deve começar em janeiro, dizem especialistas

Busca por emprego deve começar em janeiro, dizem especialistas
O primeiro trimestre do ano é um ótimo momento para conseguir um emprego, e o profissional deve começar essa busca já em janeiro.

É neste período que o mercado costuma ficar mais aquecido para as contratações, explica Luís Testa, diretor de marketing da Catho, empresa especializada em recursos humanos.

Isso acontece porque o ano fiscal das empresas brasileiras acaba em dezembro, com o calendário oficial, e recomeça em janeiro. É nesse início de ciclo que são aprovados os orçamentos e os investimentos, o que envolve a contratação de pessoal para novos projetos. “Consequentemente, é um período de crescimento de oportunidades nas empresas”, diz.

É importante, porém, que o candidato não perca tempo. Assim como o número de vagas cresce no início do ano, a quantidade de pessoas procurando emprego também aumenta. Com mais concorrência, leva vantagem quem chega primeiro.

A vice-presidente da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Eliane Saad, afirma que os interessados não precisam nem esperar a virada do calendário para procurar emprego. “Não tem que esperar nada, pois a empresa vai chamar quem estiver disponível, mesmo na semana antes do Ano-Novo.”

O início do ano costuma marcar decisões importantes, como a intenção de mudar de carreira. Mas essa é uma atitude que requer atenção às finanças pessoais e cautela quanto aos modismos.

“Isso é muito delicado, pois pode envolver uma perda salarial”, afirma. Para evitar arrependimento, aqueles que desejam se aventurar em novos desafios devem fazer uma profunda reflexão. “É importante buscar a felicidade, mas é preciso ficar atento para não se iludir com profissões que são atraentes apenas porque estão na moda”, aconselha.

VIRTUAL
A internet é um dos principais recursos usados pelas empresas para a divulgação de vagas. Para aumentar as chances de encontrar trabalho em 2013, o candidato precisa conhecer os diversos sites que têm oportunidades.

A preferência das empresas pela rede de computadores tem um motivo: é no ambiente virtual que está a maior parte dos currículos. Segundo pesquisa dos executivos de 2011, realizada pela Catho, 68% dos profissionais desempregados usam sites de classificados, tanto os pagos quanto os gratuitos, no momento de buscar um emprego. Já no caso dos empregados, 45% fizeram uso desse recurso para procurar o emprego atual.

PREPARA-SE
Como elaborar seu currículo:
Estagiários
Na hora de redigir o currículo, a formação acadêmica e o ano que o estudante está cursando precisam ficar em destaque, pois são informações importantes para quem recruta um estagiário.

Trainees
No campo “objetivo” é preciso colocar apenas a área de interesse. Exemplo: “área administrativa”. É bom criar um item “resumo de qualificações” e citar, em tópicos, conhecimentos acadêmicos e atividades desempenhadas que estejam relacionadas à área de interesse.

Experiência
Destaque as atividades mais importantes, das mais recentes para as mais antigas.
Se for o primeiro emprego, exclua esse tópico.

ONDE PROCURAR
Faculdade
É importante que os estudantes verifiquem o mural da sua escola ou faculdade.
Muitas empresas costumam usar esses espaços para chamara estagiários para seleções.

Networking
Uma boa rede de contatos, também chamada de networking, é fundamental
Entrar em comunidades, listas de discussões e fóruns na internet são boas opções para construir uma rede

Chances
As áreas de comércio e de atendimento ao cliente podem ser boas oportunidades de ingresso no mercado, mesmo para quem não tem experiência

CURSOS
Férias. É um bom momento para fazer cursos de curta duração, adquirir experiência e complementar a formação

 

 

Formação
O mercado valoriza a formação acadêmica. Um profissional qualificado deve ter graduação, pós e inglês

 

 

Foco

 

O sucesso não está ligado a colocar no currículo uma lista de cursos.
O profissional precisa saber onde quer chegar antes de escolher o que estudar.

A HORA É AGORA
Os três primeiros meses do ano são bons momentos para conseguir um emprego. Quem quer mudar de empresa ou está desempregado deve começar a busca já em janeiro.

Fique atento
Passada a fase de fechar o orçamento do ano, nestes primeiros meses as empresas fazem seu novo planejamento, o que inclui novas contratações

Fonte: Catho

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful